quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

10 dicas para ter uma boa noite de sono

O dia a dia agitado e estressante, com muitas informações e problemas para solucionar, acaba comprometendo as noites de sono de muita gente. A ansiedade e os maus hábitos noturnos também podem levar à insonia, mal que já atinge cerca de um terço da população mundial segundo Sandra Rosenfeld, escritora do livro Durma Bem e Acorde para a Vida.
Aquietar a mente é essencial para relaxar, mas muitos insones não sabem como conseguir isso. "A meditação é uma poderosa ferramenta para alcançar esse objetivo. Existem várias formas e técnicas de meditação que ajudam a relaxar, aquietar a mente e faciltar o nosso sono", diz Sandra, que dá 10 dicas de meditação e hábitos noturnos para se ter uma boa e recuperadora noite de sono:

1) Deite, feche os olhos e desvie a atenção dos pensamentos para a sua respiração e para os seus batimentos cardíacos. Perceba como estão suas emoções, como está seu corpo, se há algum ponto de tensão e relaxe, dimuindo o ritmo da respiração até que fique bem lento. Toda vez que o pensamento vier, mude o foco para a respiração.

2) Deite, feche os olhos, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire também profunda e lentamente pela boca. Durante cada respiração, acompanhe o ar entrando pelas narinas, saindo pela boca e o trajeto que ele faz pelo seu corpo. Repita a inspiração e a expiração sempre lenta e profundamente várias vezes.

3) Deitado e de olhos fechados, faça três respirações completas e profundas, inpirando e expirando lentamente pelo nariz. Depois, respire normalmente, observando, soltando e relaxando cada parte do seu corpo. Inicie pelo couro cabeludo, passando pela face, pescoço, nuca, ombros, braços - um de cada vez - músculos das costas e coluna, parte frontal do corpo, quadris, pernas - uma de cada vez - até chegar à pontinha dos dedos dos pés. Finalize fazendo novamente as três respirações, da forma como iniciou.

4) Tome um copo de leite morno antes de dormir. Não é lenda, o leite possui o aminoácido triptofano que ralaxa os músculos e induz ao sono.

5) Faça uma caminhada leve ou exercícios leves poucas horas antes de dormir.

6) Mantenha a temperatura do quarto agradável, evite claridade e observe se o colchão e travesseiros estão em bom estado.

7) Tome um banho morno, escove os dentes e vista um pijama. São hábitos que nos condicionam para dormir.

8) Opte por refeições leves antes de dormir, evitando carne vermelha, frituras e gorduras.

9) Evite cafeína, bebidas alcoólicas e fumo de quatro a seis horas antes de dormir por serem estimulantes.

10) Pense nos problemas, soluções e afazeres até duas horas antes de dormir. Depois, se entretenha apenas com o que possa acalmar e relaxar.

Via Terra

3 comentários:

O magrinho !!! disse...

Ótimas dicas, Aninha !!!
Eu confesso que não faço nenhuma dessas pq chego em casa e apago que nem uma pedra !!!
kkkkkkkkkkkkk
Parabéns pela postagem !!!!
bjussssssssss

O bEM viVER disse...

Hum, que maravilha!
Essa do leite, eu nunca tinha lido algo assim.
mas mto bom.

Principe Encantado disse...

Muito boa, apesar de eu ter um sono mortífero, bato e durmo logo.
Abraços forte

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger