quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Para ler e pensar: Maionese e Café


Quando parece que há coisas demais na vida para você cuidar, quando as 24 horas de um dia não são suficientes, lembre-se do balde de maionese e das duas xícaras de café...


Um professor começou a aula para a sua classe de filosofia com uma série de objetos à sua frente. Sem dizer uma palavra, pegou um enorme balde de maionese vazio e passou a enchê-lo com bolas de golfe. Quando terminou, perguntou aos seus alunos se o balde estava cheio. Eles concordaram que estava. O professor pegou então uma caixa contendo cascalho e derramou seu conteúdo dentro do balde. Ele chacoalhou levemente o balde e o cascalho se espalhou pelos espaços abertos entre as bolas de golfe. Ele perguntou novamente aos alunos se o balde estava cheio. Eles responderam que sim.

O professor pegou então uma caixa cheia de areia e a derramou dentro do balde. Obviamente, a areia preencheu todo o espaço restante. Ele perguntou mais uma vez se o balde estava cheio. Os alunos responderam com um “SIM” unânime.

O professor alcançou então duas xícaras de café que estavam sob a mesa e derramou todo seu conteúdo no balde, preenchendo efetivamente os espaços restantes entre os grãos de areia. Os estudantes riram.

“ Agora”, disse o professor, enquanto duravam as risadas. “Quero que vocês imaginem que este balde representa a sua vida”.

“ As bolas de golfe são as coisas importantes – seu Deus, sua família, seus filhos, sua saúde, seus amigos e suas paixões favoritas – coisas que preencheriam a sua vida, mesmo que todo o resto se perdesse”.

“ O cascalho representa as outras coisas que têm valor como seu trabalho, sua casa, seu carro”.

“ A areia é todo o resto, as coisas pequenas”.

“ Se você coloca a areia no balde primeiro” continuou, “não há espaço para o cascalho ou para as bolas de golfe. A mesma coisa acontece com a vida. Se você gasta todo seu tempo e sua energia com coisas pequenas, nunca haverá espaço para as coisas que são importantes para você”.

“ Dê atenção às coisas que são críticas para a sua felicidade. Brinque com seus filhos. Tome o tempo de fazer check-ups médicos. Leve sua parceira ou parceiro para jantar. Jogue outros 18 buracos de golfe. Sempre haverá tempo para arrumar a casa e consertar as coisas quebradas”.

“ Cuide primeiro das bolas de golfe – as coisas que realmente importam. Defina suas prioridades. O resto é só areia”.

Uma das alunas levantou a mão e perguntou o quê o café representava. O professor sorriu. “Fico feliz que você tenha perguntado. O café só significa que, não importa quão cheio sua vida possa parecer, sempre há tempo para uma xícara de café com um amigo”.

(Desconheço a Autoria)

2 comentários:

Principe Encantado disse...

Sensacional.
Abraços forte

Geraldo disse...

Olá Aninha,

Agradeço teu comentário no meu blog e vou tentar mudar o sistema para facilitar para que os leitores tem mais facilidades de comentar.

Abraço

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger