quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os 7 novos pecados capitais

Hoje os antigos sete pecados estão caducos. Você condenaria alguém ao fogo eterno por comer demais? Por dormir até mais tarde?
Luxúria? Gula? Ah, não seja ridículo.

Veja o que pega mal hoje em dia:

1. Discrição
Ser discreto, low profile, cuidar da própria vida e não estar no Facebook nem no Orkut é pecado mortal. Não ter celular, não twittar, não manter blog? Sintoma de desajuste. Na era do Eu, quem fica na moita vai para o inferno. Porém, é preciso ter cuidado com os assessores de imagem sem noção. Recentemente um e-mail circulou com a informação de que certa estrela do SBT havia aderido à depilação íntima definitiva. Infelizmente, a mensagem não tinha foto. Ou mostra ou não mostra, pô.
Pecadora: SANDY
Por nunca ter posado para a VIP

2. Insustentabilidade
Ah, quer ser rico mas não comprou sua cota de carbono? O demo te espera. Tudo bem você ter uma picape vomitadora de fumaça, contanto que desfile na coluna social com sua sacolinha ecológica. Em tempos de aquecimento global, é bacana arrotar “compromisso com a sustentabilidade”. Veja bem, não precisa se preocupar de verdade – o mundo não vai acabar amanhã nem depois de amanhã; talvez, só semana que vem. O importante é aparentar preocupação.
Pecador: BARRICHELLO
Por ir de carro quando de ônibus chegava mais rápido

3. Sedentarismo
Como você já deve ter sacado, cuidado com a aparência é a chave para o céu – no caso, ter amigos, uma carreira legal, mulheres chovendo na horta e puxa-sacos para todos os lados. Quem não faz esporte que reserve sua passagem para o andar de baixo. Mas escolha bem a atividade. Pense no glamour. Se você quer entrar em forma subindo os 20 andares do seu prédio, faça isso do lado de fora.
Pecador: TIM MAIA
De dieta, em duas semanas, só perdeu 14 dias

4. Acumulação
Pega mal acumular qualquer coisa: bens, gordura, visibilidade, apego à carreira, brilhantismo. Na Era da Responsabilidade proposta por Obama, em plena crise global, ostentar, ter e aparecer demais está superfora. O negócio é repartir e parecer humilde. Se você insistir mesmo em acumular coisas, tente algo inocente, como adicionar desconhecidos em seu perfil do Facebook. Quando enjoar ou quando estiverem achando você popular demais, é só apertar delete. Não são amigos, são figurinhas. É bom saber: pecador esperto é o que sabe sempre a hora de mudar de pecado.
Pecador: WANDO
Por colecionar tanta calcinha

5. Deduragem
Pedro pode até ter negado Jesus, os romanos o crucificaram, mas o que fica de pecado capital mesmo é a caguetagem de Judas. Vejam, por exemplo, o que aconteceu com Wilson Simonal no Brasil. Tendo sido ou não um informante da ditadura, a classe artística o crucificou. Amigos e admiradores sumiram. O prestígio do cantor foi para o lixo. Em uma orquestração silenciosa, Simonal deixou de ser convidado para shows e programas de TV. E o cantor foi sumindo da memória brasileira. Simonal virou tabu.
Pecador: aqui VIP não vai dedurar

6. Melancolia
Antes, a Igreja considerava a Melancolia um pecado capital, mas a evolução do capitalismo fez com que ela fosse substituída pela Preguiça – um perigo para o modo de produção. Hoje, a valorização de expressões duvidosas como “qualidade de vida” colocou a preocupação com o bem-estar no topo. Ter mais tempo para coçar o saco virou um supremo valor da sociedade. Até porque desocupados em geral adoram consumir. Mas não pode ficar triste. Afinal, cara amarrada não vende. Com essa busca desenfreada pela felicidade, apresentar-se entediado ou melancólico pega supermal. Mesmo que lá dentro você guarde a tris teza de três Ian Curtis e dois Kurt Cobain, só abra a boca para cantar “Poeeeira, poeeeira, poeeeira, levantou poeeeira”.
Pecador: TÉCNICO CUCA
Chora até quando ganha

7. Falta de noção
Não sabe se vestir? Não sabe falar? Não sabe se portar? Vomitou no bolo de aniversário, mandou e-mail para a pessoa errada, foi flagrado com traveco, pagou a passagem da namorada para Paris com o dinheiro público? Volte dez casas de joelhos e reze 2 mil pais-nossos. A não ser que você tenha a capacidade de dar a volta por cima do Ronaldo Fenômeno, fazer besteira vai levá-lo para o nono círculo do inferno social. A capacidade de tropeçar no próprio cadarço é mortal.
Pecador: PADRE VOADOR
Porque padres também pecam

Revista Vip

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger