quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Remédios caseiros para "micose de praia" ou "pano branco" realmente funcionam?

A pitiríase versicolor, popularmente chamada de "Micose de Praia" ou "Pano Branco", não é contraída na praia ou piscina. O que leva as pessoas a acharem isso é que com o bronzeamento, a pitiríase versicolor fica mais visível, pois as áreas afetadas não se bronzeiam. As manchas também podem ter coloração avermelhada ou escura, dependendo da pele.

O fungo causador da pitiríase versicolor (Malassezia furfur) vive sobre a pele, fixando-se principalmente em áreas onde ocorra grande sudorese, sendo que pessoas com pele oleosa tem mais chances de adquiri-lo.

A Pitiriase versicolor responde bem ao tratamento, que pode ser feito com medicamentos de uso via oral (comprimidos de cetoconazol) ou local (sabonetes, xampus, locões, sprays ou cremes), dependendo do grau de comprometimento da pele.
É possível a micose voltar a aparecer, mesmo após um tratamento bem sucedido.
Em algumas pessoas, a Pitiríase versicolor pode ocorrer de forma recidivante, voltando a crescer logo após o tratamento. Estes casos exigem cuidados especiais para a prevenção do retorno da doença, cuja orientação deve ser dada pelo médico dermatologista.

Algumas pessoas recorrem a auto-medicação, o que eu, pessoalmente, não aconselho. Outras, seguem remédios caseiros, aqueles conselhos da "época da vovó", mas que não tem comprovação científica, como por exemplo:
- passar chá de folha de aipim (mandioca) no local
- passar a água que você lava o arroz
- lavar o local todos os dias com sabonete a base de enxofre
- passar shampoo anti-caspas no cabelo e no local das manchas

E para quem acredita em simpatias...

Simpatias para retirar manchas de pele.
Passe sobre as manchas, urina de um recém-nascido.

Para tirar manchas do rosto
Misture mel de abelha com bicarbonato de sódio e passe sobre as manchas do rosto com um pincel. Depois de 30 minutos tire com água destilada e não revele a ninguém o segredo.

Bem, se alguma dá realmente certo ou não, eu não posso afirmar, mas se alguém já testou e puder comentar, gostaria de saber.


25 comentários:

bru disse...

bom ja fui em varios medicos neinhu resolveu meu problema,tenho pano e to quase igual o maycon jackson!! ja tomei varios tipos de remedio, faço tratamento des dos 14 anos, se alguem puder me ajudar;
brunobadboy1@hotmail.com
abraços

karina=k12@hotmail.com disse...

QUERO MUITO MI LINVRA DESTES PAMO BRO O QUE EU FAÇO

michele disse...

Olá, no verão também aparecem essas manchas no meu rosto. Minha dermatologista receitou a pomada " PROTOPIC" e que deve ser passada uma fina camada à noite sobre a região. A pomada é cara mas em mim deu rersultados.
Uso também o protetor solar "ANTELIUS FPS 40" QUE É ÓTIMO!
Espero ter ajudado.

itudoaki disse...

Nizoral em pomada uma vez por dia a noite, e nizoral comprimido, esse último recomendo consultar um médico ou dermatologista porque vai depender do grau de sua micose!

Leilah disse...

Você deve ser dermatologista e não vai aprovar meu comentário, mas acho que não há comprovação científica da eficácia de remédios caseiros como a folha de mandioca porque é muito simples e barato, e independe de médico. Claro que a indústria farmacêutica também não tem interesse em divulgar algo assim.

maycon disse...

bom ja fui em varios medicos neinhu resolveu meu problema,tenho pano e to quase igual o maycon jackson!! ja tomei varios tipos de remedio, faço tratamento des dos 14 anos, se alguem puder me ajudar; meu MSN maycon_douglas199@hotmail.com

maycon disse...

bom ja fui em varios medicos neinhu resolveu meu problema,tenho pano e to quase igual o maycon jackson!! ja tomei varios tipos de remedio, faço tratamento des dos 14 anos, se alguem puder me ajudar; MSN maycon_douglas199@hotmail.com

Li Cirilo disse...

Pessoal, para quem tem acesso a folha da mandioca, parece ser um remedio natural e eficaz. Infelizmente onde eu moro, fora do Brasil, nao consigo achar...Vejam aqui a reportagem que esta num blog que eu achei, parece ser algo bom que a natureza nos deu! http://socionatural.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
Espero ajudar voces!

Sam e Su disse...

Gente to muuuuito triste pq ha uns dias atras despertei pra umas manchas q seempre tive marrom e claras nas costas (achando EU q era sinal de NASCENÇA...) e HJ VI AS MANCHAS CLARAS NA BARRIGA MEIO ARREDONDADAS E OUTRAS SEM FORMA... VOU CONSULTAR UM DERMATOLOGISTA.. O Q FAÇO?TENH MEDO Q VA PRO MEU ROSTO!!!!!

Unknown disse...

Não si preocupe o melhor remédio agora e agir com tranquilidade e procurar ajuda de um especialista

edson montes disse...

hei pessoal uma boa dica para pano branco e vc lavar a parte afetada com agua de mandioca vc ferve as folhas de mandioca e passa no local. da super certo ok.

gatinho disse...

estou com pano branco no rosto e esta muito feio mi ajudem a remove favo,favo,favo,favo,favo,favo, eu inploro
felipe.tuf2009@hotmail.com
ou
felipe.limasilveira41@gmail.com

Vicená Bastos disse...

10 por cento de hipossulfito de sodio mande fazer na farmacia é baratinho e boa sorte

Gray disse...

Eu tinha várias manhas acastanhadas e brancas nas costas e pescoço e nenhum medicamento as fizeram desaparecer. Uma amiga me indicou carboxiterapia nelas e eu testei e deu certo. Fiz umas 10 sessões 1 vez por semana. Boa sorte!

EYWAN RIBEIRO disse...

TBM TENHO UMAS MANCHAS BRANCA NAS COSTAS E JÁ USEI DE TUDO E NADA, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.

Jorge Dias disse...

O melhor remedio e o nizoral comprimido digo isso porque eu usei e deu certo

Jorge Dias disse...

eu ja tive pano branco a alguns anos atras e usei o nizoral comprimido e deu certo agora eu estou percebendo umas machinhas brancas na minha pele primeiro vou usar a folha da madioca e se nao der certo vou tomar o nizoral

Dhellyssy Sannuza Torres disse...

tenho pano branco.
faço tratamento desde 2006, até hoje nao tive nenhum resuktado,
as vezes tomo remedios eles somem fico com a pele limpa mais passa uns meses volta tudo novamente, ja tomei tanto remendio que hoje ja noa sei o que fazer mais se alguém souber de um remedio que posso ta usando por favor envie a receita para o meu email
sannuzabatista@gmail.com

agradeço desde já.

DAVI HENRIQUE disse...

bom pessoal eu ja sofri muito com essas manchas usei muitos medicamentos ineficazes por anos os medicos diziam que eram pitiriase versicolor a maioria incompetentes e fui a uma dermatologista que so de olhar pra mim ela deo o diagnostico ser era uma doença chamada de hipomelanose idopatica macular e o tratamento é feito com uso de um antibiotico chamado minociclina é muito dificio de ser encontrado nas farmacias tradionais tive que manipular e é muito caro, mas vale apena estou curado fale com seu dermatologista sobre essa doença pois ele pode esta se enganamdo e vc pode esta pagando por o erros desses medicos com pouco conhecimento. espero ter ajudado alguem melhoras...

Geisa Cristinne disse...

Realmente...meu tio eh farmaceuttico estouu usando o que ele me indicou cetoconazol ha 2semanas e elas clariaram...se n funcionar irei a um dermatologista

Geisa Cristinne disse...

Odeio essas manchas

Wellington Santos disse...

eu tive pano branco no corpo todo e tomei todo tipo de remédio q vc possa imaginar.. eu nao aguentava mas pq o meu rosto era 50% pano... e depois de muito sofrimento resolvi testar o enxofre q foi o unico q resolveu meu problema, no inicio eu usei sabonete de enxofre da granado q usava e deixava no corpo o dia e a noite toda depois usei enxofre com alcool q foi muitooo rapido questao de 10 dias pode tomar sol

Samuel Nantes disse...

Tome fluconazol uma vez por semana para tratamento interno. E pomada Cetoconazol duas vezes ao dia todos os dias. Isso tambem serve pra micose na sola do pé. Mande o resultado no meu email.

Glauco Gonçalves Pereira disse...

Experimentem usar os produtos da FOREVER LIVING. Eu vendo, se lhes interessar... Vc usa o Suco de Aloe Vera Gel e o MSM Gel (Metilsulfonilmetano).


Grande abraço,
Glauco Gonçalves Pereira
Distribuidor BRONZE OAK COSMETICS
Site da Oak para cadastro: www.oakcosmetics.com/22788
Verifique o Código do Indicador: 22788
Blog: http://glaucopereiraoak.blogspot.com.br/

jaffia disse...

Eu tambem ja tomei varios remedios o pano branco some e volta nao sei mais o que fazer.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger