quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dicas para uma mulher comprar um carro sozinha

Em primeiro lugar é preciso paciência. Nunca compre um veículo por impulso ou só porque ele é a sua cara. Um investimento caro como esse deve ser feito com calma porque, diferentemente de roupas e acessórios, não é só o dinheiro que conta na hora da compra. Há muitos itens que você deve analisar para não se arrepender depois.
Veja alguns detalhes importantes a seguir.


Quanto pode gastar?
Em primeiro lugar, veja como vai pagar. À vista, financiamento/leasing, consórcio são algumas formas de pagamentos oferecidas, mas depende de quanto você tem de dinheiro na mão para uma opção mais vantajosa. Pagamentos à vista ou com uma boa entrada podem gerar descontos e menos gastos com juros.

Estilo pessoal
Nunca desconsidere seu gosto e desejo pessoal. Se você tem preferência por determinada marca ou modelo, faça sua análise diretamente sobre eles. Não adianta comprar um carro zero quilômetro completo se você não achar a menor graça depois ou não combinar com seu estilo. Verifique se o que mais te atrai é a estética, o design, a velocidade, o conforto ou a facilidade na direção, por exemplo.

Pra que você quer um carro?
Analisar o principal uso dele pode ajudá-la a definir o modelo. Se for usá-lo para pequenos deslocamentos dentro da cidade, como ir ao trabalho ou faculdade, buscar filhos na escola, os veículos pequenos de motor 1.0 costumam ter o melhor custo/benefício. Já se você viaja bastante e vai usá-lo muito na estrada, é melhor pensar num carro de motor mais potente, com mais conforto e espaço interno.

Novo ou usado?
Com a grande oferta de marcas e concessionárias, nem sempre um carro novo é a melhor opção. Às vezes um modelo mais completo com um ou dois anos de uso – que esteja em bom estado e baixa quilometragem, claro – pode custar menos que um popular 0 km.

Cuidados essenciais
Se optar por um usado, verifique a procedência dele e se a documentação está em ordem. Veja também se o manual do carro existe e se registra as revisões requeridas para validade da garantia de fábrica.

Outra dica é consultar profissionais de sua confiança (mecânicos, funileiros, lanterneiros) para poupar problemas futuros. Eles analisarão coisas além de seu encantamento com a pintura brilhando ou aquele banco de couro novinho – detalhes estes que, para quem não tem experiência, podem ser difíceis de enxergar).

Gastos com o carro
Manter um carro é como criar filho: dá despesa todo mês. Por isso, antes da escolha do modelo, avalie os seguintes gastos: valor do seguro; manutenção básica (periodicidade da revisão recomendada e valor de peças como pastilha de freio, amortecedores, filtros, etc); rendimento do combustível e valor de taxas como licenciamento e IPVA.

Acessórios opcionais
Se estiver disposta a investir em mais conforto, comodidade e segurança, avalie os seguintes itens opcionais:

- Trio Elétrico: evita que você esqueça a porta ou as janelas abertas.
- Ar condicionado: dá para andar com o vidro fechado e ter menos problemas com paradas nos semáforo (além, é claro, de não acabar com a maquiagem e o cabelo quando está calor).
- Direção hidráulica: dá mais segurança na estrada e conforto nas manobras, como aquelas balizas chatas sem fazer muita força.
- Câmbio automático: a marcha não arranha e o carro não morre.
- Airbag: segurança em caso de choques.
- Freios ABS: mais segurança. O carro não derrapa nas freadas e para mais rápido.
- Espelho no para-sol: seu retoque da maquiagem a bordo!

Para elas
Já existem alguns modelos de mais luxo no mercado que já vêm com acessórios especialmente para as mulheres. Um exemplo é o Audi A4, que tem a tecnologia Advanced Key que permite abrir o veículo e dar a partida sem precisar tirar a chave da bolsa!

Pense sobre isso tudo para que, quando você for à busca de um modelo, já tenha algo assim em mente: Quero um carro médio, tipo jipe, com ar, direção, trio, airbag, ABS, automático, de cor viva (vermelho, de preferência), na garantia (se usado), flex, e posso gastar até 40mil.

E boa sorte!
Via

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger