domingo, 19 de outubro de 2008

Diploma de graça em dois dias! E aprovado pelo MEC.

É possível receber seu certificado de ensino fundamental ou médio - válido pelo Ministério da Educação! - sem desembolsar um centavo ou ter de se matricular em uma escola
Se você não está matriculada no ensino fundamental ou médio e quer garantir o diploma sem voltar a freqüentar os bancos escolares, chegou a sua chance. Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que acontece dias 13 e 14 de dezembro. Nunca ouviu falar? São provas realizadas anualmente (desde 2002), no país inteiro, em dois dias, para avaliar competências de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar. Basta se inscrever e fazer o teste. Se alcançar a nota mínima exigida - 100, de um máximo de 180 - você recebe o certificado.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 deste mês. Você pode fazer a sua no site do Encceja, no do Ministério da Educação ou ainda em uma das agências dos Correios. No ano passado, os resultados demoraram três meses para sair, mas o ministério quer divulgá-los cada vez mais cedo.

Quer fazer a prova onde?

Mas atenção: as secretarias de educação municipais e estaduais não são obrigadas a oferecer o exame. Por isso, você precisa, primeiro, verificar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a lista com os 649 minicípios que aderiram ao Encceja, pois terá de especificar uma secretaria para realizar sua inscrição.

Direto para a universidade

Tem um mundaréu de gente de olho no certificado. A expectativa dos organizadores é de que 840 mil pessoas participem este ano. Pudera: ele garante chances maiores de conseguir um emprego ou até um salário mais alto! Sem falar no tão sonhado ingresso na faculdade. “Há pessoas que tiraram diploma com provas do Encceja e já tiveram acesso à universidade”, conta Heliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep.

Para poder participar

Você só precisar estar com mais de 15 anos de idade e não ter completado o ensino fundamental ou estar acima dos 18 anos e não ter concluído o nível médio. Comece a estudar desde já.

Matérias da prova

Pelo Encceja, você pode se inscrever e obter certificação em uma ou mais disciplinas - mas sempre no mesmo nível de ensino. Confira quais são elas:
Nível fundamental: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística e educação física; história e geografia; matemática; ciências naturais.
Nível médio: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

Saiba mais

A estrutura do exame
Secretarias que aderiram
Objetivos do Encceja
Matriz de competências

Via

4 comentários:

João S. Magalhães disse...

A idéia me parece boa. Há muita gente que não tempo tempo de freqüentar uma escola para fazer os cursos em questão, mas tem conhecimento suficiente para passar num provão do gênero.

A informação é importante porque, acredito, poucas pessoas sabem da existência do Encceja. Mas o assunto vai gerar polêmica.

Abraços

Helen Fernanda disse...

A Brasil Telecom Call Center de Goiânia está com 1600 vagas para trabalhar meio período com direito a vale-transporte, vale-refeição, plano odontológico, plano de saúde, bolsa de 50% em universidade.

Porém, está tendo muita dificuldade para preencher? Por que?

Porque as antas (não é uma ofensa às antas, mas dentre os animais é uma das espécies que também não serve para ser operador de telemarketing) que fazem as provas da seleção (cerca de 1000 por semana) não conseguem passar nem na prova de gramática básico, quanto menos de redação.

Então é isso, se você também quer se assumir como ANTA e não ter competência nem para ser operador de telemarketing, siga essa dica imbecil.

Fernando Huete disse...

Interessante dica. As vezes pode ser mais fácil do que obter reconhecimento do mec para estudos realizados em outro pais.

evefloripa disse...

Aninha Goulart, sempre leio o seu blog e gostaria de parabenizá-la. Sempre tem dicas excelentes. Blog muito bem feito e além do mais avaiana.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger