terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como estimular o senso de organização nas crianças

Crianças podem ser espertas quando estão determinadas a testar o limite da sua paciência. Casas com crianças são inegavelmente mais difíceis de organizar do que outros ambientes. Mas a persistência em uma educação dos filhos voltada à disciplina pode descomplicar a vida dos pais e profissionais de assistência doméstica.
Quem desarruma é o responsável direto por colocar os objetos de volta a seus lugares.
O sucesso dessa técnica depende de se esperar que a própria criança organize seus pertences, sem fazer no lugar dela a tarefa que é exclusivamente dela.
Dê o exemplo e mantenha suas coisas em ordem.

Estabeleça punições para o caso de as tarefas combinadas não serem cumpridas
Um exemplo é a perda do direito a assistir televisão por um tempo previamente determinado como resposta a cada dia em que o divertimento não for sucedido de arrumação dos objetos pela criança.

Estipule recompensas quando o combinado for cumprido
Na situação contrária, em que os filhos atendem ao que foi combinado, podem ser estipuladas recompensas extras, ao lado da própria permissão às brincadeiras.
É o caso de prometer um presente, levá-los a seu local favorito no fim de semana ou permitir que comam suas guloseimas preferidas.
Além de recompensas, o senso de organização das crianças pode ser estimulado por brincadeiras que envolvam a tarefa de reordenar os brinquedos deixados fora de lugar. A mãe pode apostar com o filho que organizará um determinado número de peças em um intervalo menor do que a criança.

Faça listas de trabalho diário e as coloque numa altura que possa ser vista pelas crianças.
Cheque cada tarefa depois que eles terminarem. Ensine-as como fazer coisas para elas mesmas, mas ajude-as a serem bem sucedidas.Por exemplo, se você quer que elas ponham a mesa todas às noites, faça um desenho num papel para que elas o sigam.
Isso economizará o seu tempo e ajudará às suas crianças a crescerem e a aprenderem.

Assegure-se de que elas tenham um lugar para suas coisas
Brinquedos, roupas, livros precisam ter espaços adequados para serem organizados – e as crianças devem saber onde é esse lugar.
Em casas com mais de uma criança, o ideal é que os brinquedos de cada filho sejam diferenciados de alguma forma. Uma boa opção é determinar que as peças de cada um tenha uma cor ou tom específico. Assim, ficará fácil descobrir quem não organizou seus pertences após a diversão.

Ensine-as a arrumarem seus quartos pelo menos uma vez por semana.
Abaixe as varetas do armário de roupas para que fiquem na altura da vista delas. Assim será mais fácil para elas pendurarem as suas roupas.
Os bichos de pelúcias e brinquedos podem ficar em arcas ou prateleiras.

Ajude as suas crianças a montar seus próprios arquivos.
Consiga-os em cores brilhantes, com pastas de arquivo penduradas, junto com arquivos em papel manilha com etiquetas.
Ensine a elas que uma vez que um arquivo tem 50 papéis dentro, elas deveriam jogar alguma coisa fora antes de inserir alguma coisa nova – ou iniciar uma pasta de arquivo nova.

Ajude-os a separar o uniforme completo na noite anterior
Para evitar uma correria logo pela manhã, ajude suas crianças a arrumar as suas roupas que vão usar no dia seguinte, na noite anterior.
Etiquete os livros para dificultar a perda e assegure se que a mochila tenha todo material necessário a seus filhos.

Ensine a suas crianças a colocar o dever de casa completo em suas mochilas
Mas assista-as fazendo isso até que elas possam fazer isso sozinhas, sem supervisão. Faça para elas uma lista das coisas, se necessário.

Institua uma “Caixa de Guardados”.
Quando um brinquedo ou outro item é deixado fora do lugar, pegue-o e coloque-o na Caixa de Guardados.
A regra: não interessa qual o dia em que isso aconteceu, mas o objeto não será devolvido novamente pelos próximos 7 dias – ou 5, ou 3 dependendo do nível de gravidade.
Fonte

2 comentários:

Monstro disse...

Olá Aninha,

não resisti em navegar nessas suas ondas avaíanas!
Primeiro foi seu perfil no diHITT, depois seu "arquivinho" (muito bem organizado, perfeito!) e agora este seu blog, está de PARABÉNS!
Forte abraço, Monstro.

Ropiva disse...

Ótimo artigo, como sempre.

Beijo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger