quarta-feira, 18 de junho de 2008

Receitas light de festas juninas para comemorar sem culpa

O mês de junho é ansiosamente aguardado por muitas, não só por preceder as férias, mas principalmente pelas várias festas típicas que acontecem nesta época do ano. Mais do que eventos religiosos, os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro são admirados principalmente por seus variados e saborosos quitutes.

O que é motivo de ânimo para algumas, é sinônimo de preocupação para outras. Extremamente calóricas, as delícias juninas são grandes vilãs daquelas que não querem engordar nenhum grama antes das férias. Pensando nisso, a Chef Roseli Castanheira, do Espaço Esplannada Eventos, preparou algumas receitas light para todas poderem cair em tentação sem se preocupar com a balança.

Arroz-doce light

Ingredientes

1 xícara de arroz lavado
5 xícaras de água
1 xícara de leite em pó desnatado
1 xícara de leite light
1 pau de canela grande
6 cravos da Índia
adoçante a gosto
canela em pó para polvilhar
½ vidro de leite de coco light

Modo de preparo

Leve o arroz ao fogo na panela de pressão com a água, os cravos e a canela. Tampe a panela e deixe dez minutos na pressão (só conte o tempo depois da panela começar a fazer barulho). Enquanto cozinha, bata no liqüidificador uma xícara de leite light e uma xícara de leite em pó, por três minutos. Após os dez minutos de pressão, o arroz já deverá estar cozido. Junte a mistura de leite e o leite de coco e deixe ferver por mais cinco minutos, em fogo baixo, sem secar demais o arroz. Despeje num refratário, polvilhe a canela em pó. O adoçante pode ser usado de duas maneiras. Se estiver usando adoçante de forno e fogão, pode juntar ao arroz na panela de pressão, logo no início do preparo. Se estiver usando adoçante comum ou aspartame (que não deve ser aquecido), adoce só depois de pronto.

Calorias: 115

Rendimento: 10 porções

Canjica light

Ingredientes

250 g de milho para canjica
3/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante granular
1/2 vidro de leite de coco light
2 canelas em pau
2 cravos-da-índia
1/2 colher (sopa) de margarina light
Adoçante para forno e fogão a gosto

Modo de Preparo

Numa tigela, coloque os grãos da canjica e cubra com bastante água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas. Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte cerca de 30 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado, abra a panela e verifique se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água. Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó e o leite de coco e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina e o adoçante e leve a panela ao fogo médio por cerca de dez minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria. Se preferir servir gelada, leve a canjica à geladeira por cerca de duas horas.

Calorias: 72,40 por porção

Rendimento: 4 porções

Curau light

Ingredientes

4 xícaras (chá) de leite desnatado
2 latas de milho escorrido
6 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) maisena
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sobremesa) de canela em pó

Modo de preparo

Bata no liqüidificador o leite, o milho, o adoçante, a margarina e a maisena. Passe pela peneira e coloque numa panela antiaderente. Leve ao fogo médio e mexa até ficar um creme grosso. Acrescente a baunilha, distribua em taças e polvilhe com a canela. Deixe esfriar. Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.

Calorias: 60 por porção

Rendimento: 12 taças 100 ml

Paçoca light

Ingredientes

4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
6 colheres (sopa) de amendoim sem casca torrado
1 xícaras (chá) de proteína de soja texturizada torrada
4 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 pitada de sal

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no processador (ou no liquidificador) até formar uma farofa. Guarde em um pote com tampa. Na hora de servir, coloque a paçoca em canudos de papel .

Calorias: 26 por porção
Rendimento: 18 colheres (sopa)

Quentão sem álcool

Ingredientes

4 xícaras (chá) de água
4 xícaras (chá) de suco de maçã light
3 rodelas médias de limão
Casca de 1/2 laranja
6 rodelas finas de gengibre fresco
1 canela em pau
3 anizes-estrelados
4 cravos-da-índia
1 colher (sopa) de adoçante culinário

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água, o suco de maçã, o limão, a casca de laranja e as especiarias. Ferva por 7 minutos, acrescente o adoçante e sirva quente.

Calorias: 20 por porção

Rendimento: 12 copinhos (60 ml)

Fonte

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger