sexta-feira, 9 de maio de 2008

TPM? Que TPM?

Inchaço, irritação, enxaqueca, dor nos seios... Dá para se livrar de todos os sintomas da tensão pré-menstrual com simples mudanças na alimentação.

Apenas 20% das brasileiras não sofrem todo mês com a bendita tensão pré-menstrual - uma resposta do organismo às oscilações hormonais naturais do período que interferem no rendimento no trabalho, nas relações pessoais e até na beleza. São vários os sinais dessa síndrome e a maioria deles, acredite, pode ser amenizado ou até resolvido se você prestar mais atenção naquilo que come. Uma alimentação rica em gorduras, especialmente as do tipo saturada, e pobre em nutrientes como cálcio e magnésio, por exemplo, é garantia de fortes crises de TPM. O jeito então é manter uma dieta balanceada e específica para essa fase, como ensina a nutricionista Adriana Alvarenga (SP).

Abaixo o inchaço e a dor nos seios!
Esses sintomas dão a sensação de que a gente foi dormir magra e acordou gorda. Um horror. Mas não se espante: no período pré-menstrual existem mulheres que engordam até 3 kg! A culpa é da retenção de líquidos, causada por alterações no sistema circulatório. É por causa disso, também, que as mamas doem e ficam sensíveis dias antes da menstruação.

SOLUÇÃO: Além de beber muita água, para desinchar é importante diminuir a ingestão de sódio, que não é encontrado só no sal, mas em alimentos que muita gente nem imagina. "É o caso da carne vermelha, com 67 mg do nutriente a cada 100 g contra 2 mg encontrados na mesma porção de soja. Outra vantagem de apostar nesse grão é que ele é rico em magnésio, um mineral que contribui para amenizar o inchaço e a sensibilidade nos seios. Outras fontes desse nutriente são nozes, leguminosas, cereais integrais e hortaliças de folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre, e a granola da linha Soyos Woman Care", diz Adriana.

Zero de irritação
É tanta alteração hormonal durante a TPM que não há bom humor que resista. Também é normal ficar mais triste, ansiosa e sem paciência nessa fase. A explicação para isso é a redução dos níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

SOLUÇÃO: É preciso ingerir alimentos ricos em triptofano, um aminoácido fundamental na produção de serotonina, além de carboidratos, que potencializam a captação dessa substância pelo sistema nervoso. Mas calma lá: não vale cair de boca nos bolos, massas e doces, que engordam demais e, depois, deixam qualquer uma de nós deprimida. A recomendação da profissional é investir na soja. "Ela é rica em carboidratos complexos, que não alteram o peso, e em triptofano", diz. Outra opção é o chocolate, que ajuda a elevar as taxas de serotonina, mas tem a desvantagem de mexer com a balança. "Mas para não sabotar seu regime uma boa saída é a versão do doce da linha Soyos Woman Care, que, além de conter soja, tem só 97 calorias por porção e teor reduzido de gordura", comenta Adriana.

Sem prisão de ventre
A mulher é naturalmente mais propensa a ter o intestino preguiçoso. Na tensão pré-menstrual esse problema fica acentuado e, somado à retenção de líquidos, bastante comum nessa fase, o resultado é um só: barriguinha!

SOLUÇÃO: "Para corrigir esse incômodo, a ingestão de fibras é fundamental", explica a expert Adriana Alvarenga. A soja é rica nesse nutriente, especialmente o do tipo insolúvel, que contribui para a regularização do trânsito intestinal. "Outra sugestão é comer cereais matinais ou em forma de barra, como as da linha Soyos Woman Care", completa ela.

Fim da enxaqueca
Para muita gente a dor de cabeça é o primeiro sinal de que a TPM está chegando. Tanto a redução nos níveis de serotonina quanto a retenção hídrica podem ser culpadas pelo incômodo.

SOLUÇÃO: "É importante comer mais alimentos ricos em vitamina B6, como cereais integrais, especialmente o trigo, hortaliças e nozes. Os shakes da linha Soyos Woman Care também possuem grande quantidade dessa vitamina", ensina a especialista.

Fonte: Revista Corpo a Corpo/Ed. 211
Por: Carolina Salles

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