sábado, 31 de maio de 2008

Consumidor poderá ter aparelho para medir consumo do telefone

No último dia 14, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6.347/05, do Senado, que prevê a instalação obrigatória, nos telefones fixos, de um aparelho que indique quanto já foi gasto no mês.
De acordo com o relator da proposta, deputado Celso Russomano (PP-SP), com a nova medida, o consumidor não será mais confundido ou ludibriado quanto ao tempo real efetivamente gasto nos serviços de telefonia fixa.
"Na lista dos direitos básicos do consumidor, está claramente contido o seu direito de receber informações adequadas, com a especificação correta da quantidade, características, composição, qualidade e preços dos produtos e serviços", argumenta.

Como economizar
Em primeiro lugar, é preciso escolher o plano de minutos adequado ao seu perfil de consumo: básico, para quem faz poucas ligações locais de fixo para fixo, ou outro diferenciado, para quem costuma realizar muitas chamadas por mês.

Além disso, vale observar quais são os dias e horários de cobrança reduzida e aproveitá-los para fazer as ligações gastando menos. Para quem usa internet discada, esta dica também é fundamental para não ter surpresas desagradáveis com a conta.

No caso da conexão à internet, é preciso calcular se não vale a pena optar pela banda larga, que permite que a linha de telefone fique desocupada enquanto o computador está conectado e na qual não incide a cobrança pelo tempo conectado.

Celulares e interurbanos
Outro ponto importante é o controle das ligações para celulares, que costumam pesar muito nas contas das famílias, sobretudo as numerosas e que possuem jovens. Neste caso, é preciso verificar se não sai mais barato contratar um plano especial com a operadora móvel.

Se os membros de uma família de quatro pessoas tiverem celulares da mesma empresa, por exemplo, fica mais fácil barganhar ligações grátis ou com tarifas econômicas entre os números.

Por fim, as tarifas de ligações interurbanas, interestaduais e internacionais devem ser pesquisadas em várias empresas. Planos de fidelidade e horários de cobranças diferenciadas também valem nestes casos. Além disso, também é válido verificar se o VoIP pode representar economia.


Fonte: Infomoney

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