segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Perca pra sempre o medo de dirigir

Muitas pessoas não tiram carteira de motorista porque têm medo de dirigir. Outras até já têm carta, mas, pelo mesmo motivo, também não pegam no volante. Se você faz parte de algum desses grupos, a boa notícia é que está mais fácil vencer o medo. A solução está nos cursos oferecidos por auto-escolas especializadas em orientar quem tem pavor de dirigir. Os profissionais dessas auto-escolas não são apenas instrutores, mas também psicólogos com a missão de desbloquear o motorista medroso.

André dos Santos, diretor de ensino da Treno Drive, de São Paulo, explica que a aversão ao volante pode estar ligada a problemas emocionais como perfeccionismo, baixa auto-estima e síndrome do pânico. E as mulheres são a maioria. “De cada dez alunos com medo de dirigir, oito são mulheres”, diz Cecília Bellina, diretora de uma clínica-escola em São Paulo. Se você se identificou com esse grupo, os especialistas dão dicas para você superar logo, logo esse obstáculo.


:: Avalie suas habilidades
A qualidade de muitas auto-escolas é duvidosa. Mesmo o exame prático feito pelo Detran não avalia bem se a pessoa está mesmo em condições de dirigir. Portanto, ter uma carteira de habilitação não significa que você saiba conduzir um automóvel adequadamente. Peça para alguém experimente e compreensivo avaliar seu desempenho. Dessa forma, você se sentirá mais segura. Só não vale ficar chateada com as críticas. Ao contrário, use isso como incentivo para persistir e continuar aprendendo.

:: Apenas tire o carro da garagem
Vença a ansiedade e, gradativamente, comece a entrar em contato com o carro. Todos os dias, mesmo suando frio, apenas tire o veículo da garagem. Repita esse exercício até que o desconforto diminua.

:: Escolha o carro certo
Você pode até querer dirigir um 2.0, mas é preciso ter habilidade para treinar com um carro tão potente. De acordo com André dos Santos, um teste de coordenação motora pode dizer qual é o veículo mais indicado para você.

:: Persista
Não desista de tudo se, em sua primeira saída longe do bairro, o carro morrer ou você receber algum xingamento. Pense que situações como essas são normais e que todas as pessoas passam por isso – até o valentão que acabou de xingar a sua mãe.

:: Dê uma voltinha rápida
O próximo passo é dar uma volta no quarteirão. Se você não se sentir 100% segura, peça para uma amiga ir junto, mas encare o desafio. Segundo os especialistas, após sete ou oito repetições o medo não vai mais te dominar.

:: Não queira ser perfeita
Para Cecília Bellina, a principal característica de quem tem medo de dirigir é o perfeccionismo. “O medo, na realidade, é de não fazer as coisas da maneira correta e ser alvo de críticas”, diz. Tenha consciência de que você não precisa ser perfeita em tudo.

:: Amplie o trajeto
Depois dessa experiência, escolha um horário bem tranqüilo e aumente o trajeto em seu bairro. Trafegue por três ou quatro quadras, quantas vezes for necessário.

:: Escreva suas metas
Em um pedaço de papel, escreva a frase “Quero dirigir para ir...”. Complete a sentença com os lugares de costume: padaria, escola das crianças, supermercado, banco, etc. Liste 10 destinos diferentes por ordem crescente de dificuldade. Cumpra uma meta por semana até conseguir completar a lista.

:: Treinamento intensivo
Se seu problema é pôr o carro na garagem, estacionar entre dois veículos ou controlar os pedais numa subida, não desanime. André dos Santos informa que 80% dos motoristas não sabem estacionar ou sofrem nas ladeiras. Treine várias vezes a tarefa que considera difícil.

:: Fora, carona chato
Pode ser seu namorado, seu filho ou a colega de trabalho. Enquanto está ganhando confiança ao volante, não dê carona a pessoas que só fazem críticas negativas ou vivem dando palpites do tipo: “Cuidado com a lombada!”.


Autor: Valmira Aviles
Fonte

2 comentários:

Desirée disse...

Boa Tarde, Aninha Goulart.

Seu Poste foi muito interessante! Somos da empresa Drive Safely e trabalhamos justamente com pessoas que tem medo de dirigir!

Nosso Site: www.drivesafely.com.br

Está localizado no Rio de Janeiro.
Obrigada!

adriana dos santos disse...

adorei as dicas ,mais ainda me falta coragem,tenho cnh ,a 10 anos e não tenho coragem de dirigir acho que não sei mais nada de direção mais tenho muita vontade de dirigir.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger