terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Erva Mate: poderosa arma contra o envelhecimento

Uma pesquisa científica recente demonstrou que a erva mate é uma poderosa arma contra o envelhecimento.
Com mais de duas dezenas de minerais e vitaminas em sua composição, a erva mate tem poderes de rejuvenescimento porque inibe a destruição do colágeno.
Além disso, a erva-mate possui saponinas que aumentam a defesa do organismo, mantendo-o mais preparado para combater as infecções.

Considerada o novo chá verde, a erva mate pode ser usada em prol da saúde e beleza com a vantagem de que é uma matéria-prima comum na região Sul do Brasil e, portanto não precisa ser importada.

Para encontrá-la é só ir ao mercado mais próximo e comprar em forma de chá ou erva preparada para chimarrão e tomar.

Utilizando o extrato da planta desde 2004 a EssenciAll Brasil desenvolveu a primeira linha brasileira de produtos cosméticos completamente naturais com base na erva mate.

São sabonetes, loções hidratantes, óleo bi-fásico, shampoo, condicionador, cremes, gel pós-barba e água perfumada que promovem a saúde a partir dos benefícios da erva mate.

Na constituição química da erva-mate, aparecem:

Alcalóides (cafeína, metilxantinas, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólicos e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

Assim, considera Kaspary, `a erva- mate é considerado um produto completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo`.

Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.

A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele. As análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.

O extrato da planta é composto por ativos fitoquímicos como: alcalóides, saponinas, polifenóis, minerais, proteínas e aminoácidos. Os alcalóides (metilxantinas) aumentam a circulação sanguínea, o que auxilia no tratamento da celulite e das gorduras localizadas.

As saponinas apresentam ação detergente e emulsificante, proporcionando uma limpeza suave da pele, além de ser bactericida, emulsificante e antioxidante.

Os polifenóis possuem atividade antioxidante, por isso auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele, e também têm ação adstringente e cicatrizante. Os minerais, proteínas e aminoácidos dão vitalidade e proteção aos cabelos.


Fonte: www.biabrasil.com.br

1 comentários:

roseli disse...

Tenho pes de erva in natura.
Sem qualquer agrotóxico, em meio a arvores nativas.
Específicamente na região Sul do Brasil.
Porto União.
Gostaria de saber como comercializar para indústria cosmética.
Interessados, enviar proposta para meu endereço de mail.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger