quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse lunar poderá ser visto em SC

A lua ficará encoberta pela sombra da Terra entre a noite desta quarta-feira e a madrugada de quinta, em um fenômeno que poderá ser visto em toda a América do Sul. A previsão é de que o céu esteja limpo em todo o Estado e possibilite a visão do eclipse lunar que começa às 21h34min e chega à fase de totalidade à meia-noite. O próximo do mesmo tipo, com a mesma visibilidade no Brasil, será apenas no dia 28 de setembro de 2015.

O astrônomo e observador Adolfo Stotz Neto, do Grupo de Estudos de Astronomia, explica que olhar o eclipse não exige lugar escuro porque a Lua domina o céu.

Glauco Freitas, da Central RBS de Meteorologia, diz que em Santa Catarina a condição atmosférica também facilitará a observação.

Outro detalhe interessante, aponta Stotz, é que o local onde a Lua ficará no momento do eclipse é próximo a Saturno e a Régulus, maior estrela da constelação de Leão. A situação, além do belo quadro que forma, intensifica o brilhos dos outros dois astros, normalmente ofuscados à nossa vista pela luz lunar. O ponto será no centro do céu, ao Norte.

O tempo de totalidade, ou seja, em que a lua está na penumbra, é de pouco mais de 50 minutos, também considerado favorável. O máximo que essa fase costuma alcançar não passa de 80 minutos.

O tempo total do fenômeno, desde o momento em que o satélite entra na penumbra, às 21h34min, até o final, às 03h17min, é de mais de cinco horas e meia, mas os primeiros e os últimos instantes produzem mudanças pouco perceptíveis a olho nu. A previsão é de que as alterações provocadas pelo eclipse possam começar a ser vistas por volta das 22h40min.

A totalidade, quando a Lua encontra-se totalmente oculta sob a sombra da Terra, vai da meia-noite à 0h51min. Nessa fase, os outros astros do céu parecem mais brilhantes. O momento de intensidade máxima será à 0h25min.

Os dois próximos eclipses lunares, em 16 de agosto deste ano e 21 de dezembro de 2010, não oferecerão as mesmas chances de visualização por causa dos horários de suas totalidades, em que a lua não terá nascido ou já estará oculta pelo horizonte.

DIÁRIO CATARINENSE

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger