segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Comer à noite não engorda, é o que diz estudo

Praticamente todo mundo já ouviu falar daquele ditado popular que diz, o café da manhã deve ser de rei, o almoço de príncipe e o jantar de mendigo. Isso sem contar com o lanchinho noturno, aquela irresistível escapada até a geladeira.

Uma pesquisa realizada pela Oregon Health & Science University, nos Estados Unidos, diz que os lanches noturnos não engordam. Ela diz que o que se come durante a noite não engorda mais do que durante o dia.

Judy Cameron, uma das autoras do estudo, e seus companheiros de pesquisa, observaram 16 macacas por 1 ano, elas tiveram uma dieta rica em gordura, parecida com a dos norte-americanos e de outros países ocidentais. Elas também tiveram seus ovários retirados para saberem como elas reagiriam ao climatério, que também provoca aumento de peso.

De fato elas engordaram devido à combinação de fatores, e de acordo com a observação dos cientistas, as macacas consumiam até 64% das calorias diárias pela noite. Os humanos comem até 65% de suas calorias diárias à noite, os hábitos de ambos são muito parecidos.

Desse comportamento não foi registrada nenhuma diferença que contribua para manter o mito de que a comida que se consome à noite engorda mais do que o que comemos durante o dia.
Para Judy, a melhor forma de perceber o que engorda é observar todos os hábitos da vida de cada um. As pessoas que comem mais à noite, podem engordar até menos do quem come durante o dia. Depende do estilo de vida.

Para o doutor Alfredo Halpern, endocrinologista da Clínica Alfredo Alpern, o mito acaba de ser destruído, “Isso não existe! Não faz a menor diferença comer durante a noite, no caso de engordar. A única coisa que pode acontecer é o indivíduo ter apinéia (pausa na respiração) do sono”.

Fonte

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger