sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Verão: Conheça os alimentos que ajudam a hidratar o corpo

Prevenir a desidratação das crianças e dos idosos no verão pode ser um desafio, principalmente nos dias mais quentes. Diferentemente dos adultos, que costumam lembrar de ingerir líquidos com mais freqüência, eles podem não perceber que estão com sede por causa da idade ou devido a alterações metabólicas. Uma saída é incluir na alimentação frutas, verduras e pratos que contenham um alto teor de água. Assim, mesmo quem bebe pouco líquido durante o dia pode manter o corpo hidratado sem muito esforço.

- Os idosos, por causa do envelhecimento do metabolismo, têm menos água em sua composição corporal e, ao mesmo tempo, perde líquido com mais facilidade por causa destas mesmas mudanças nas células. As crianças, por outro lado, costumam 'esquecer' de beber água, principalmente na hora de brincar - explica o clínico geral Paulo Olzon, da Universidade de São Paulo.

O médico recomenda, além da água, a ingestão de melancia, melão, pêra, mamão, limão, carambola e morango, que têm mais de 90% de líquido em sua composição, além de vitaminas, fibras e minerais essenciais para a boa saúde.

- As frutas em geral, as folhas verdes, o pepino, o tomate e a abóbora têm muita água em sua composição, cerca de 80%, e devem ser incluídas na dieta durante o verão. Outra solução para quem não gosta de beber líquidos é investir nas sopas frias, na gelatina e nos chás gelados - ensina o nutrólogo João Curvo. O médico também indica os sucos de fruta misturados com muita água, em especial para as crianças.

A nutricionista Danielle Resende lembra que os picolés de fruta podem ser uma forma de matar a sede em momentos de emergência, principalmente nos dias de carnaval. Ela indica os com pouca quantidade de açúcar e que não tenham leite em sua composição.

- Para quem não está querendo emagrecer, incluir um picolé na alimentação diária é totalmente viável. As crianças, por exemplo, podem comer um sorvete de frutas no lanche todo dia se as outras refeições forem equilibradas - diz Danielle.

Nem só as frutas e os legumes contêm água em sua composição. O leite é 85% água e um bife assado tem 35% do líquido em sua composição. Já os biscoitos e as frutas secas como o damasco têm apenas 4% de líquido.

Cuidado com os alimentos que desidratam o organismo

Café, mate e refrigerantes contêm cafeína, substância que tem efeito diurético. As bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, também prejudicam a hidratação. A nutróloga Tamara Mazaracki alerta para o exagero no consumo das águas artificialmente aromatizadas, que são contra-indicadas para crianças e não repõem a perda de líquidos com eficácia.

Os médicos lembram que se a criança ou o idoso estiverem recusando o líquido com bastante firmeza, é necessário verificar se eles apresentam sinais de desidratação como olhos fundos, boca seca, dor de cabeça, cansaço e desorientação.

- As pessoas são diferentes, e isso inclui sua necessidade diária de água. Se ela estiver se sentindo bem, com energia e com a urina clara, não há porque se preocupar com a desidratação - diz o endocrinologista Tércio Rocha.

Fonte

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Gostaria de se tornar parcero do Infoip?
Tenho meu banner em meu blog, me envie uma mesagem assim que você adicionar meu banner que eu adicionarei o seu…ok…Espero que você aceite pois gostei do seu blog…www.infoip.wordpress.com

Caso queira ver Tutoriais em vídeo acesse meu site.
Tutoriais totalmente em vídeo. em breve teremos mais tutoriais.
http://www.tutoriaisemvideo.com.br

Att,
Leonardo

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger