segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Quer viver até os cem anos?

Que tal aproveitar o ano novo para dar cinco passos práticos em direção a uma vida mais saudável? Quem dá a dica é o Dr. Maoshing Ni, médico chinês com grande prestígio nos EUA, acupunturista e autor do livros “The Power of Self- Healing” e “The Tao of Nutrition” (ambos ainda sem título em português), entre outros.

Segundo o dr. Mao, é fácil e indolor chegar aos 100 anos. Mas para isso é preciso fazer uma análise honesta de seus hábitos alimentares e estilo de vida, que, de acordo com o médico, restringem muito nosso potencial de saúde.

Mas atenção! Não deixe que hábitos ruins do passado desencorajem você, nunca é tarde para tomar novos rumos. Má alimentação e estilo de vida agitado podem ter causado danos ao seu corpo, mas isso pode ser revertido e sua saúde responderá com alegria. O que importa é querer mudar.


Cinco medidas diárias e fáceis que garantem a longevidade

Dr Mao diz que é preciso cerca de 15 a 21 dias para que nosso cérebro “registre” uma mudança de hábitos, isso com muita disciplina e comportamento condicionado. Portanto, não se afobe e persevere.

1. Coma até 5 pequenas refeições por dia

Em nossa cultura ocidental, é costume termos três principais refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. Mas, segundo o médico, é mais equilibrado comer menos e mais vezes ao longo do dia. Isso ajuda a acelerar nosso metabolismo e pode inclusive ajudar a emagrecer, pois equilibra a taxa de açúcares e nutrientes em nosso corpo durante o dia todo. Comer menos e mais vezes durante o dia também reduz o risco de doenças cardíacas.

2. Use as escadas ao invés do elevador

Os benefícios da atividade física para o bom funcionamento do corpo, por mais que já tenham sido abordados à exaustão, não podem e não devem nunca ser ignorados. Além de proporcionar bem estar físico, também contribuem para o emocional com a liberação de serotonina, fortalecem nosso sistema imunológico, contribuem para a lubrificação das juntas e nos fornecem energia, entre outras coisas.

Procure oportunidades ao longo do dia para praticar a atividade física, nem que seja com gestos banais como usar as escadas ao invés do elevador, andar a passos vigorosos e acelerados na rua e, se possível, ir de bicicleta para o trabalho.

3. Ria muito!

É comprovado cientificamente que o riso aumenta o poder do nosso sistema imunológico, especialmente a produção das células que combatem ao câncer, por exemplo. Rir também libera endorfina, que nos dá a sensação de bem-estar quase instantânea. Quem ri vive mais e melhor.

4. Beba oito copos d’água por dia

A água – não o refrigerante, nem sucos, nem outros tipos de líquidos – é essencial para todas as funções saudáveis do corpo. Povos milenares atribuem à água o segredo de sua saúde e longevidade e os médicos e cientistas do mundo inteiro assinam embaixo. Prefira a água filtrada ou mineral e evite de guardar água em recipientes de plástico, para que os resíduos provenientes do material não a contaminem.

5. Desacelere e medite

O estresse da vida moderna é, sem dúvida, o grande vilão da nossa saúde. Ela encurta consideravelmente nossa vida e pode destruir nosso equilíbrio emocional, a menos que tomemos algumas atitudes para impedir que isso aconteça. A meditação é a melhor forma de aliviar tensões e revitalizar seu corpo. Ela te ensina a respirar corretamente, por exemplo, o que é responsável por eliminar cerca de 70% das toxinas do corpo. Também tranqüiliza a mente, ajuda a baixar a taxa de hormônios de estresse e nos leva à auto-disciplina, necessária para que você alcance seus objetivos tanto na vida quanto em matéria de saúde.

Por Gabriela Franco no iTodas

1 comentários:

elisabete do encanto disse...

Aninha

2008 maravilhoso para vc!!
:)

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