quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Controle da diabetes pela Internet

Pacientes com diabetes já podem contar com a tecnologia para controlar a quantidade de açúcar presente na corrente sangüínea. Um software chamado GlicOnline, acessado pelo telefone celular ou pela Internet (www.quasartm.com.br), calcula a quantidade do hormônio insulina que o diabético deve tomar para equilibrar o açúcar em seu organismo.

Segundo um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, o empresário Floro Dória, o resultado é obtido através do cruzamento dos dados enviados pelo paciente. Um dos parâmetros envolve a quantidade de carboidratos ingeridos com o nível da glicemia - quantidade de açúcar no sangue - no momento em questão. As outras variáveis que podem ser cruzadas são a glicemia com a insulina.

Dória explica que, para acessar o serviço, é necessário que o médico seja habilitado para cadastrar seu paciente no software. "O médico informa ao sistema todo o perfil do paciente e pode atualizar as prescrições ao longo do tratamento. Só assim o paciente estará apto a pedir os cálculos à máquina", diz. Em funcionamento desde meados de 2007, o sistema já tem 150 portadores de diabetes cadastrados no Brasil. O proprietário do Hospital Domiciliar, de Belo Horizonte, o ortopedista Kleber Elias Tavares, é responsável pela distribuição do serviço para 35 pacientes, todos acompanhados por endocrinologistas. "A melhora na qualidade de vida dessas pessoas é instantânea, a partir do dia em que elas mesmas conseguem dosar corretamente a insulina consumida", disse.

Economia

Tavares afirmou ainda que, com a utilização do software, o paciente não gasta insulina desnecessária, economizando dinheiro e poupando tempo, pois não precisa ir ao consultório médico com freqüência para fazer diagnóstico de glicemia. Há ainda o benefício de evitar a internação, pois o organismo estará equilibrado com segurança.

Fonte

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger