sábado, 15 de dezembro de 2007

SC tem 52 praias impróprias para banho

Dos 182 balneários de Santa Catarina, 130 estão próprios para banho e 52 não passaram no teste. O resultado é do terceiro relatório de balneabilidade feito pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

São 14 cidades do Estado que têm suas praias em perfeito estado para receber os turistas: Araranguá, Balneário Barra do Sul, Biguaçu, Bombinhas, Garopaba, Imbituba, Itajaí, Itapoá, Içara, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Palhoça e Piçarras.

A pior situação está em Balneário Camboriú. Das 14 praias que foram analisadas, apenas quatro estão próprias para banho. Já em Florianópolis, 39 das 62 praias passaram no teste da balneabilidade.

Por que a área é imprópria?

O ponto é considerado impróprio para banho quando, em 60% dos últimos cinco resultados, o volume da bactéria Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2.000 NMP por 100 mililitros de água.

Relatório semanal

A pesquisa de balneabilidade é um trabalho feito pela Fatma desde 1976, seguindo as normas da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas.

As coletas são feitas mensalmente de abril a novembro e semanalmente de dezembro a março.

Confira no site da Fatma o resultado completo do relatório.

1 comentários:

Ranieri disse...

Oi Aninha, tudo bem?
Estava morrendo de saudades de passar por aqui, mas está tudo explicado lá no blog os motivos. =)
Não sabia que tantas praias de SC estavam impróprias, agora fiquei chocado, afinal SC é tão famosa por suas belas e imensas praias.
Pior que mesmo assim tem gente que ainda toma banho, isso é incrivel!

Beijos!
Estou muito feliz em voltar!
Abraços!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger