terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Eu não sei dizer não!

Para falar não, temos que criar o hábito do comportamento assertivo que nos fornece meios de expressar nossos sentimentos e necessidades de uma maneira passiva e sem agressividade. Como todos têm necessidades, expectativas e sentimentos, precisamos de uma maneira de comunicação que não seja ofensiva, ou que deixe nossas necessidades de lado sendo extremamente passivos.

Para exemplificar nosso texto, há um vídeo no Youtube que demonstra claramente uma cena na qual todos já passamos em nosso trabalho. Esse é um caso claro na qual nos comportamos passivamente e por final acabamos aceitando algo, até mesmo se for para trabalhar no final de semana como pedido pelo colega na cena.

Se você não tem certeza se o seu comportamento é assertivo responda as questões:
- Você tem problemas em dizer não, mesmo quando você deveria?
- Você sente-se como as pessoas abusassem de você?
- Você tem problema em controlar seu humor?

Se você respondeu pelo menos um sim, você vai achar esse texto essencial na melhoria do seu comportamento no dia-a-dia.

Vamos esclarecer melhor o comportamento assertivo, respondendo o que não é assertivo. Definitivamente assertividade não é um estilo de vida, não é uma garantia que você irá conseguir o que você quer e não é um estilo de comunicação aceitável com todos, mas ao menos é uma maneira de não ser agressivo.

Seis características são essenciais no comportamento assertivo, pratique-as:
- contato visual: demonstre interesse;
- postura corporal: ajuda na transmissão da mensagem;
- gestos: melhora a ênfase;
- voz: em nível moderado auxilia no convencimento e não intimida;
- tempo: utilize do seu julgamento para maximizar a receptividade;
- conteúdo: onde, como, quando você escolhe para transmitir a mensagem.

Algumas pessoas acham mais fácil ser assertivos em certas situações do que em outras. E isto é verdadeiro. É muito fácil dizer não a estranhos do que pessoas na qual você possui algum sentimento e que possam ficar bravas se você expressar seus verdadeiros sentimentos. Quando na verdade o mais importante é ser assertivo com as pessoas que gostamos.

Ser assertivo com as pessoas que convivemos em nosso trabalho e casa faz com que aumente o respeito, a disposição deles em ver que você é uma pessoa que respeita a si e outros e por final o torna uma pessoa mais amável.

Vamos ver a seguir um exemplo dos que mais nos assombra durante nossa vida e como utilizar o comportamento assertivo para não ser agressivo.

“Eu gostaria de mostrar a você alguns produtos”
Assertivo: “Não obrigado, Eu não estou interessado”

“Eu tenho uma margem ótima para negociar com você”
Assertivo: “Isto pode ser verdade, mas eu não estou interessado no momento”

“Você conhece alguém que possa estar interessado também?”
Assertivo: “Eu não quero nenhum desses produtos”
“Está certo, você aceita levar um de nossos portfólios?”
Assertivo: “Sim, um portfólio eu levo.”

“Obrigado”
Assertivo: “Disponha”

Lembre-se parte do comportamento assertivo é a habilidade de expressar suas necessidades e sentimentos, é como no exemplo, você deve manter sempre nas frases o “EU”, que identifica um comportamento direto e honesto. Hoje utilize desses exemplos nos momentos que for necessário, utilize da seguinte frase para ajudá-lo, Quando você (comportamento deles), então (os resultados dos comportamentos deles), eu me sinto (como você sente), essa frase é uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo no inicio do seu processo, ela transmite exatamente os conceitos do comportamento assertivo.

Via

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger