terça-feira, 13 de novembro de 2007

Kefir: o alimento do bem que emagrece

Semelhante ao iogurte - só que ainda mais poderoso para o corpo e a saúde - essa bebida probiótica virou mania. Detalhe: é de graça!

Nas prateleiras dos supermercados, uma enorme variedade de bebidas e iogurtes ricos em substâncias que prometem regular o intestino e promover uma série de benefícios ao organismo faz o maior sucesso entre consumidores antenados, como a apresentadora Ana Hickmann. Ex-gordinha - chegou a pesar 78 kg e a usar manequim 48! - a loira é adepta desses produtos na hora de espantar a fome e manter a forma. Segue até uma receita caseira: "Bato iogurte desnatado com o pó da gelatina, coloco na geladeira e depois devoro como se fosse uma mousse."

Mal sabe ela que dá para fazer em casa um iogurte ainda mais potente a partir do cultivo de uma colônia de organismos vivos - leveduras, lactobacilos e outras bactérias. É o chamado kefir. "Com mais de 40 microorganismos, esse alimento probiótico regula o intestino, além de melhorar o sistema imunológico e de ser rico em nutrientes que colaboram para o bom funcionamento do corpo", explica Neide Rigo, nutricionista paulista que consome os grãos há cerca de cinco anos.

Apesar de não haver muitas pesquisas científicas sobre o alimento, quem o ingere freqüentemente - recomenda-se cerca de 100 ml por dia - garante que, além de estimular o funcionamento do intestino, ele combate alergias e até herpes, reforça a disposição física e ainda contribui para secar os quilos extras.

O mais curioso é que não há como encontrá-lo no mercado ou em loja de produtos nacionais. "No Brasil não se consegue comprar os grãos. A melhor forma de adquiri-los é através de cultivadores, que os fornecem gratuitamente", conta a nutricionista.

A história do grão
Acredita-se que o kefir tenha surgido há séculos no Cáucaso, nordeste da Rússia, a partir da fermentação casual do leite. Desde então, ele vem sendo cultivado em casa e passado de mão em mão. Há dois tipos de kefir: o de leite (mais comum e estudado) e o de água (sensível, é difícil de criar. Receita: uma colher - sopa - do grão e três de açúcar mascavo em um litro de água mineral. Fechar hermeticamente e esperar fermentar por um dia).

Alimento benéfico
O kefir é produzido pela combinação de leite com uma mistura de fungos e lactobacilos. "Ele é rico em vitaminas B12, B1 e K, cálcio, fósforo, ácido fólico e magnésio, entre outros nutrientes", conta Neide Rigo. Apesar de não haver contraindicações, quem tem qualquer problema de saúde deve consultar um médico antes de aderir ao hábito de tomar a bebida diariamente.

Onde conseguir
Você não conhece ninguém que possa lhe fornecer os grãos? Recorra aos doadores existentes na internet ou nas comunidades do Orkut. O kefir se multiplica rapidamente - em uma semana ele chega a dobrar de tamanho! Aí, basta seguir a tradição e tornar-se uma fornecedora de kefir:

http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir
http://planeta.terra.com.br/saude/kefir/index.htm
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1136903
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2099791

Dicas para iniciantes


• O kefir pode ser cultivado em qualquer tipo de leite - integral, desnatado, longa-vida... "Quem quer perder peso deve optar pelo desnatado", aconselha a nutricionista.

• A bebida é semelhante à coalhada fresca e pode ser consumida pura ou adoçada com açúcar, adoçante ou mel. Ela combina também com cereais e ainda batida com frutas naturais ou congeladas.

• Uma vez por semana, enxágüe os grãos em água mineral. Atenção: o cloro da água da torneira pode matar o kefir!

• Só use objetos de vidro, plástico ou madeira para mantê-lo. Ele é sensível a objetos de metal.

• Se o pote for hermeticamente fechado, ocorrerá uma maior fermentação alcoólica. Não perderá as propriedades, mas o gosto ficará mais forte.

• Em temperatura ambiente, o kefir fica pronto para o consumo em aproximadamente 12 horas. Quem não for consumi-lo diariamente pode armazenar o iogurte na geladeira por até três dias.

• Se os grãos apresentarem cor estranha - diferente da típica, que é branca - ou cheiro ruim, jogue-os fora. • Com o cultivo, ele se multiplicará - hora de doar os grãos em excesso. Uma colher (sopa) é o necessário para começar uma nova criação.

• Quando for viajar ou não puder cuidar dos grãos - ou até mesmo enjoar do kefir - basta deixá-lo no freezer. Se quiser consumi-lo ou cultivá-lo novamente, bastará descongelá-lo.

Viva Mais

8 comentários:

carrasco disse...

Passando pra conferir as novidades, abração.

mariasilva disse...

OBRIGADA POR TODOS ESTES ENSINAMENTOS SOBRE O KEFIR.EU ESTAVA MESMO PRECISANDO.
PARA O GUARDAR NO FREEZER VAI COM LEITE OU SÓ OS GRÃOS?
OBRIGADA

Anthonella Moçambique disse...

Adorei as dicas, pois estava meio ansiosa em perdê-los, agora poderei congelá-los!!! E posso levar ao fogo, tipo, fazer um creme da fermentação? Esperando paciente pela resposta, obrigada!

Anthonella Moçambique disse...

Amei as dicas, pois estava ansiosa em perdê-los, agora sabendo que posso congelá-los, melhor ainda!
Mas posso fazer um molho com a fermentação? Pode ir no fogo o leite fermentado? Obrigada e aguardo a dica. Abçs!

Anjo&Vida disse...

OLA PESSOAL SE AKGUEM DESEJA ENCONTAR O KEFIR EU TENHO DOS 2 TIPOS DE LEITE E DE AGUA PARA DOAÇÃO
ENTRE EM CONTATO ATRAVEZ DO MEU E-MAIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
NO ASSUNTO COLOQUE DOAÇÃO KEFIR
GRATA
DILZA

Benevenuto Furlan disse...

Enviamos Kefir para o mundo, Kefir sem contaminação em ambiente controlado, www.kefirbrasil.com receba o melhor Kefir do Brasil, para você e sua Familia, Starter Kit Kefir Brasil ... :)

bele disse...

Acabei de adquirir o Kefir afim de me ajudar a engravidar,o que exatamente ele faz na parte de reprodução da mulher e do homem? Pesquisando mais um pouco pude observar que ele tb ajuda no emagrecimento, tem alguma forma de tomar diferente para quem quer emagrecer? fui orientada para lavar todos os dias.
Obrigada
Cibele

Daiany lopes disse...

QUERO MUITO ADQUIRIR O KEFIR FIZ O USO A UM TEMPO ATRAS E FOI OTIMO. POREM NAO ENCONTRO MAIS SE ALGUEM PODEM FAZER UMA DOAÇAO OU ATE MSM ME VENDER? OBG DAIANY

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger