domingo, 4 de novembro de 2007

Faça velas em casa

Velas dão um toque especial, romântico ou chique a qualquer ambiente. E sabe que com um pouco de jeito e cuidado para não se queimar, você faz fácil, fácil velas com a sua cara....

As velas artesanais são hoje elementos cada vez mais presentes na decoração de casas, lojas e restaurantes. São fáceis de fazer, dão um toque especial em qualquer ambiente e você pode vendê-las. Veja como é fácil e gostoso de fazer.

Componentes básicos
As velas são, basicamente, compostas por parafina, estearina e cera micro. A parafina, quando usada pura, não deixa a vela perfeita. Por isso ela precisa ser combinada com a estearina e a cera micro. Pura, ela é indicada para luminárias e velas em que se necessita transparência.

A estearina ajuda na hora de soltar o molde e diluir o corante. Já a cera micro é o elemento que dá à vela coloração leitosa e deixa-a acesa por mais tempo.

Material
- Parafina;
- Estearina;
- Panela para derreter a parafina;
- Corantes a base de óleo;
- Fôrmas de alumínio;
- Vaselina ou óleo de cozinha;
- Pavio;
- Hachi (palitinhos japoneses);
- Essências;
- Termômetro;
- Molde.

Cálculo de material
Com 1 quilo de material dá para fazer uma vela em forma de cubo com 12 cm x 12 cm x12 cm, ou uma redonda de 11,5 cm de diâmetro com 11,5 cm de altura. Com essa base, fica mais fácil calcular o material para outras velas.

Para cada quilo de parafina, são necessários 100 gramas de cera micro e 50 gramas de estearina.

Como fazer
1- Coloque para derreter em uma panela a parafina, com a cera micro e a estearina, até que fique completamente liquído.

2- Enquanto a massa derrete, unte a molde com vaselina ou óleo de cozinha.

3- Assim que a massa estiver derretida aproveite para parafinar o pavio. Mergulhe um pedaço de pavio na parafina e deixe num local esticado para secar.

4- Depois que a massa estiver completamente derretida, acrescente o corante. Coloque aos poucos até obter a coloração desejada. Teste a cor pingando uma pouco da massa num recipiente com água fria. Ela endurece rapidamente e você poderá ver qual será a cor final da vela.

5- Depois de colorir a massa, desligue o fogo e espere a temperatura atingir entre 70°/ 75° C. Insira de 30 a 50 ml de essência ou óleo essencial, caso você esteja fazendo uma vela terapêutica.

6- Despeje a massa no molde.

7- Coloque o pavio no centro do molde e prenda-o com o hachi.

8- Em aproximadamente 30 minutos a massa que está dentro do molde deverá ter afundado um pouco.

9- Acrescente mais um pouco de massa. Repita esse processo sempre que a massa afundar.

10- Para acelerar o processo de secagem coloque o molde em um recipiente com água fria. Espere mais uns minutinhos e sua vela está pronta.

11- Desenforme com cuidado e retire a vela da forma.

Grau de dificuldade: Fácil

Camila Mendes

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger