quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Doenças vasculares são as que mais matam no Brasil

Doenças vasculares são as que mais matam no Brasil, responsáveis por uma média de 35% dos óbitos. O levantamento é do Ministério da Saúde, que aponta os problemas cardíacos como os segundos colocados nesse ranking.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) relaciona essa situação com o aumento da expectativa de vida da população brasileira e uma campanha está sendo programada para incentivar a prevenção e o diagnóstico.

Atualmente, a média de idade de pessoas acometidas é de 77 anos para mulheres e 74 para homens.

A explicação é simples. Segundo o presidente da SBACV, regional Minas Gerais, o cirurgião vascular Túlio Pinho Navarro, essas doenças são degenerativas e quanto mais velha a pessoa vai ficando, maior é o risco de sofrer com esses problemas.

"As doenças degenerativas têm relação direta com a idade. Pessoas acima de 50 anos devem tomar muito cuidado, pois são mais suscetíveis às doenças vasculares. Esse é o lado ruim do aumento da expectativa de vida: se vive mais, porém mas com mais riscos. Vinte por cento das pessoas acima de 70 anos têm algum tipo de doença relacionada aos vasos sanguíneos."

Mas isso não afasta a possibilidade de os jovens serem acometidos pelas doenças vasculares. As mais comuns são: carotídea, aneurismas arteriais, pé diabético, trombose venosa profunda, varizes de membros inferiores e doença arterial periférica.

"As varizes são as únicas que não matam, mas atingem metade da população. As demais são muito graves, principalmente quando são descobertas tarde", alertou Navarro, que apontou os diabéticos e indivíduos com problemas genéticos e congênitos como grupos com predisposição.

Carolina Coutinho

1 comentários:

ju disse...

olá..gostaria de saber sobre a sindrome de thevernad, uma doença rara. moro em Não-Me-Toque e aqui tem uma escritora chamada Neusa que tem essa doença. ela amputou as duas pernas e os dedos da mão. é um exemplo de vida! tentei descobrir na internet um pouco sobre essa doença mas nao tem, ate pelo fato de ser rara..ai se vc souber pesso q pur favor fale um poco sobre isso..

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger