quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dicas para economizar combustível

Não adianta você procurar o posto com combustível mais barato se você acaba gastando mais se não tomar algumas atitudes simples, mas muito eficazes na economia do consumo.
Seguem algumas dicas para você economizar o combustível de seu carro:

- Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.

- Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador.

- Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

- Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

- Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

- Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

- Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.

- Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.

- Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

- Utilize o acelerador com suavidade.

- Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.

- Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.

- O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobras realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.

- Caminhar faz bem à saúde. Para percorrer pequenas distâncias, vá a pé.

- Quando puder, utilize os transportes coletivos.

- O carro é indispensável, identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário.

- Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal.

- Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Use uma planilha para acompanhamento.

fonte: Portal BR

3 comentários:

Ranieri disse...

Para variar suas dicas são ótimas!
Eu gostei muito do post dos signos e na amizade e me identifiquei muito.
Parabens!

Abraços,
Ranieri

carrasco disse...

muito boa essas dicas, abraço.

www.eraldonaz.com disse...

Meio ambiente: Saiba como economizar combustível e poluir menos o nosso AR

Os veículos automotores são os grandes vilões da poluição do ar, contribuindo para o aumento do efeito estufa. Muitas empresas investem em novas tecnologias, como o desenvolvimento de carros elétricos, combustíveis alternativos e pesquisas para tentar reduzir as emissões de gases poluentes. Porém, sabemos que esta tecnologia é limitada aos carros fabricados em um futuro próximo, sendo que levaria décadas para substituírem nossa atual frota de veículos. Seria mesmo um sonho se existisse um produto barato e comprovado que reduzisse a emissão de poluentes e ainda economizasse combustível...

Pois saiba que este produto existe: conheça as MPG-CAPS.

A MPG-CAP, do inglês Miles Per Gallon – Caplet, ou Cápsula de Milhas por Galão, é um pequeno comprimido formado por substâncias ativas 100% orgânicas que age na câmara de combustão dos motores, permitindo que o combustível queime de forma mais eficiente. Este produto desenvolvido na década de 70 nos Estados Unidos remove os depósitos de carbono e cria uma micro-camada catalítica na câmara de combustão. Está chegando ao Brasil por meio da importadora FFI do Brasil.

Como já foi dito, esta tecnologia provém uma melhor queima do combustível, eliminando formação de depósitos de carbono no motor resultantes da queima incompleta, consequentemente a emissão de gases poluentes diminuí drasticamente. Segundo testes realizados internacionalmente e também aqui no Brasil (em aparelhos certificados pelo INMETRO) após o uso das MPG-CAPS, os motores passaram a emitir em média 75% menos poluentes. Fazendo uma comparação, seu carro teria que ficar desligado por 9 meses no ano para conseguir igualar a esta emissão. É um resultado jamais visto. Além disso, a MPG-CAP está registrada no EPA, um respeitado órgão de proteção ambiental internacional, este registro é reconhecido pelos órgãos certificadores brasileiro através de um acordo internacional entre os paises.

Como se não bastasse, além de contribuir para a qualidade do ar e redução do efeito estufa, a melhor queima do combustível gera redução no consumo de combustível. A Forever Freedom International, fabricante do produto, garante a economia de 7 a 14%, porém há casos em que se consegue ainda mais, chegando a resultados superiores à 25% de economia. Mas como isso é possível? Simples, com o aumento na eficiência da queima do combustível, sua energia é melhor aproveitada e assim o motor precisará de menos combustível para produzir a energia necessária.

Forma de uso: cada comprimido é adicionado ao tanque de combustível no momento do abastecimento, este se dissolve em questão de poucas horas. Ele é um condicionador de motor, e não um aditivo, pois não altera o os compostos químicos do combustível, apenas o usa como meio de transporte para chegar até a câmara de combustão, que é onde ele age. As MPG-CAPS são usadas em mais de 180 países e por lei não invalidam nenhuma garantia do veículo, pois foi comprovado que seus ingredientes de origem orgânica não causam danos ao sistema de combustão. É uma solução “fitoterápica” para o motor.

A MPG-CAP pode ser utilizada em qualquer motor movido a gasolina, álcool, diesel ou biodiesel: em automóveis, caminhões, ônibus, embarcações, geradores, motores estacionários e qualquer outro tipo de motor com combustão interna, independente se forem novos ou antigos.

Portanto, você também pode fazer a sua parte na luta contra o aquecimento global e poluição do ar, e ainda economizar combustível. Pense nisso!

Informações:



Eraldo Nazário (48) 3623-3812 / 9109-2112 - Capivari de Baixo / SC
www.eraldoffi.myffi.biz - www.eraldonaz.com - eraldonaz@eraldonaz.com



Distribuidores Independentes Forever Freedom International

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger