sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Aromaterapia ( óleos essenciais e suas utilidades)

A aromaterapia só foi reconhecida como tratamento em 1960, mas, desde os anos 20, já merecia estudos. Gotas de óleos essenciais, obtidos de vegetais, em sua maioria, e sempre diluídas, podem energizar ou acalmar.

Você cheira e, em menos de um segundo, alguma coisa acontece no seu coração... É que os aromas dos óleos essenciais influenciam o centro de suas emoções, no cérebro.
Captados pelo olfato, acionam ondas geradoras de calma ou energia.

Os óleos essenciais, obtidos a partir de plantas, salvo raras exceções, devem ser usados sempre diluídos, pois são extremamente fortes. E com muita prudência por doentes graves, pessoas com pele muito sensível e mulheres grávidas.

Entretanto, contra-indicações são raras e seu uso é bastante agradável. É necessário conservá-los longe do calor e ao abrigo da luz, uma caixa de madeira ou de papelão grosso. Mantenha-os longe das crianças. Sua durabilidade varia, os óleos cítricos, por exemplo, devem ser usados em seis meses. "Além dos efeitos sobre a pele, eles agem também pelo olfato. Os óleos essenciais, 100% naturais e concentrados, extraídos de vegetais, permitem reencontrar o bem estar e a harmonia do corpo e espírito."
BASTA UMA GOTINHA

ÓLEOS ESSENCIAIS - ORIGEM - PROPRIEDADES

Bois de Rose - Amazônia - Acalma, reequilibra, é antiestressante, estimula a renovação celular
Geranium - China - Regenera a pele, descongestiona, ativa a microcirculação.
Lavande Fine - Alpes suíços - Acalma, induz ao sono
Lavandin - Alpes Suiços - Acalma, desinfeta
Genèvrier - Balcãs - Ativa a microcirculação, tonifica, atenua o efeito "pernas pesadas"
Menthe - França - Tonifica, dinamiza, refresca, desinfeta.
Pin - Áustria - Tônico e estimulante, dinamiza, refresca
Romarin - França - Tônico geral, antifadiga, anti-séptico e adstringente para pele oleosa.
Citronelli - Vietnã - Contra mosquitos
Basilic - Vietnã - Acalma, relaxa músculos, tonifica a pele
Mandarine - Itália - Acalma, relaxa
Orange - África do Sul - Acalma, equilibra, tonifica pela oleosa
Pamplemousse - Chipre - Acalma, relaxa, refresca
Ylang-Ylang - Ilhas Comores - Acalma e relaxa no cuidado após o sol, anti-séptico
Cardamome - Indonésia - Antifadiga, proporciona bem-estar
Citron - Itália - Antiestresse, purifica, cicatriza
Cypres - França - Ativa a circulação, descongestiona a microcirculação
Eucalyptus - Austrália - Tônico para massagens, descongestiona e cicatriza
Myrte - Marrocos - Acalma, relaxa, descongestiona, tônico da pele

CUIDADOS
Nunca os use em sua forma pura. Para não irritar a pele, devem ser sempre misturados a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas, por exemplo.
Nos três primeiros meses de gravidez, as gestantes devem evitar estes tipos de óleo: camomila, jasmim, cedro, basílico, manjerona, rosmarim e menta.
Em caso de dúvida, deve consultar seu médico ou informar-se com um aromaterapeuta.
Se você vai usar um óleo essencial pela primeira vez, teste-o para se certificar de que não provocará reação alérgica: misture uma gota dele a uma colher (café) de óleo de amêndoas e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, você é sensível ao produto. Não usá-los quando se expuser ao sol.

HORA DA MASSAGEM
Para massagens e banho, os óleos devem ser misturados com outros, de base; puros, eles são muito fortes para a pele. O de amêndoas é considerado o mais suave e tem menor possibilidade de irritar a epiderme. Numa massagem relaxante, para eliminar o estresse e a dor de cabeça de origem nervosa, use algumas gotas da receita a seguir, em massagem circular atrás das orelhas. Ingredientes: 3 colheres(sopa) de óleo de amêndoas, 1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo, 10 gotas de óleo essencial de lavanda, 5 gotas de óleo essencial de camomila. Preparo: Ponha os componentes num vidrinho, tampe-os, agite-o e use a mistura. A porção é suficiente para uma massagem total de corpo. Guarde-a ao abrigo da luz e do calor.

PARA UMA MASSAGEM SENSUAL:
Assim como alguns perfumes são mais sensuais que outros, existem óleos essenciais com a reputação de afrodisíacos. Entre os perfumes, rosa, jasmim, néroli e ylang-ylang encabeçam essa lista. Entre os óleos, o de rosa é o mais procurado. Uma receitinha: Ingredientes: 50g de óleo de amêndoas 1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo 15 gotas de óleo essencial de rosa 5 gotas de óleo essencial de coriandro 2 gotas de óleo de cedro. Preparo: Coloque tudo num pequeno vidro, tampe, agite e utilize em massagens no corpo. A porção obtida dá para três massagens de corpo ou seis de ombros e pescoço. Guarde ao abrigo da luz e do calor.

BANHOS AROMÁTICOS
Prepare sua espuma de banho adicionando-lhe o óleo essencial preferido. Para melhor resultado, use como ingrediente de base um sabão líquido ou xampu transparente.

Banho Estimulante... Ingredientes: 120 g de sabão líquido sem perfume 25 g de glicerina 35 gotas de óleo essencial de pamplemousse 15 gotas de óleo essencial de gengibre Preparo: Misture a glicerina e o sabão líquido. Em seguida, junte os óleos essenciais. Guarde em frasco plástico.

Banho Relaxante: Depois de um dia de trabalho, nada melhor que um banho à base de lavanda. Elimina o cansaço e a dor de cabeça provocada por tensão. Ingredientes: 1 frasco de xampu transparente, sem perfume 3 colheres (sopa) de flores de lavanda secas, 5 gotas de óleo essencial de lavanda.
Preparo: Coloque os componentes num vidro, tampe-o e agite-o. Deixe-o repousar por duas semanas em local quente, agitando-o de vez em quando. Coe o líquido e guarde-o em frasco plástico.

1 comentários:

ÁUREA disse...

Ei Aninha,
Como está? Bem?
Deixei um selinho/prêmio para este espaço seu lá no Aukimia!
Grande beijo no seu coração!
Áurea

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger