domingo, 28 de outubro de 2007

Dez atitudes para viver mais e saudavelmente

Está definitivamente comprovado: Se você quer viver mais tempo e com a melhor qualidade possível, tem que investir no seu Sistema Imunológico e adotar uma série de 10 atitudes já!

1º Passo: Capacitar o sistema anti-oxidante

Antioxidantes - Este grupo de nutrientes previne doenças, fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento do corpo. Mas a forma como os anti-oxidantes são tomados é tão importante quanto os próprios nutrientes.
E sabe qual é a forma mais eficaz? Na forma do alimento que ingerimos todo dia! De nada adianta tomar suplementos vitamínicos!
Estes são os mais importantes agentes anti-oxidantes para nós:
Beta-caroteno, Vitamina E, Vitamina C, Vitamina B6, Glutationio, Bioflavonóides e Cisteína L

Dica Beleza Inteligente
Para estar com sua reserva anti-oxidante abastecida diariamente você precisa comer:
- 2 porções de verdura verde-escura, amarela ou alaranjada
Escolha entre rúcula, couve, abóbora, espinafre e cenoura.
- 1 porção de frutas cítricas
Prefira papaia, morango, manga, pêra, banana, uvas passas e laranja.
- 2 porções de grãos e cereais integrais
Os campeões são arroz integral, amêndoas, lentilha, salmão.

2º Passo: Repor a bateria de minerais
Os minerais ajudam à construir as proteínas, mais de 60 tipos diferentes são usados pelo nosso corpo e a alimentação saudável é a única maneira de garantir a presença de todos os nutrientes necessários.
Estes são os mais importantes minerais para nós:
Selênio, Zinco, Cobre, Manganês

Dica Beleza Inteligente
Para estar com sua reserva mineral abastecida você precisa comer:
- 2 porções de peixes e crustáceos, semanalmente;
- 1 porção de feijões ou algas marinhas diariamente;

3º Passo: Uma dieta pobre em gordura
Está mais do que comprovado: pessoas que consomem alimentos de baixas calorias vivem mais e melhor do que aquelas que têm dietas mais calóricas. Segundo pesquisas conduzidas pela Fundação de pesquisas Médicas, em Oklahoma, comandadas pelo célebre imunologista Dr. Robert Good, "...mesmo as doenças geneticamente determinadas podem ser modificadas ou totalmente evitadas através da restrição de proteínas e calorias na dieta alimentar".

Dica Beleza Inteligente
- Escolha peixe ou ave ao invés de carne vermelha.
- Coma alimentos ricos em fibras, que "varrem" a gordura de seu corpo.
- Faça dos vegetais a parte principal de sua alimentação.

4º Passo: As ervas "mágicas"
A Herbologia é uma ciência milenar, que trouxe de Hipócrates, Avicenna, Paracelso e Galeno um conhecimento hoje comprovado de determinadas ervas e plantas medicinais.
Os campeões em ação preventiva do envelhecimento são os cogumelos shiitake, do gênero Lentinula, seguidos dos cogumelos reishi, Ganoderma lucidum. Estudos profundos conduzidos no Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, e na Escola de Medicina da Universidade de Yamaguchi, no Japão, chefiados pelo Dr. Goro Chihara, comprovaram o "poder prolongador e rejuvenecedor da saúde e beleza" doados pela niacina, tianina, riboflavina, e lentinan contidos nestes cogumelos.

Dica Beleza Inteligente
- Coma 2 ou 3 cogumelos shiitake ou reishi, duas à três vezes por semana.

5º Passo: Os exercícios físicos
Bem para o corpo, bem para a mente e bem para o sistema emocional. Nada melhora mais sua auta-estima do que um corpo bem torneado, firme e forte. Segundo dados do New England Journal of Medicine, "... As pessoas que se exercitam moderadamente vivem mais tempo e têm índices mais baixos de doenças cardiovasculares e câncer.
Mulheres que praticam 8 horas de exercício por semana têm maior proteção contra o câncer de mama. Homens que praticam esportes pesados entre 45 e 54 anos vivem, em média, 10 anos mais do que os sedentários e mantém a potência sexual num nível muito bom ao longo de toda vida."
Precisa mais argumentos? Ir à academia e caminhar regularmente vale mais do que ver belos dorsos e pernas...

Dica Beleza Inteligente
* Caminhe 4 vezes por semana, durante 30 minutos.
* Pratique alguma atividade aeróbia regularmente; vale dançar, nadar, pedalar, correr, etc...
* Siga um programa de exercícios anaeróbios, musculação com carga leve, 3 vezes por semana. E aproveite todos os benefícios desta verdadeira terapia!

6º Passo: Reduzir o stress
O Stress causa muitas mudanças no corpo:
Altera a musculatura, a respiração, o sistema digestivo, os níveis hormonais e a atividade das células imunológicas. O stress bombardeia a gente sem dó! E acaba com a resistência de qualquer um.

Dica Beleza Inteligente
Segundo as pesquisas lideradas pelo Dr. Herbert Benson, da Faculdade de Medicina de Harvard, as melhores armas para combater o stress são:
- Registrar suas preocupações num diário;
- Meditar, rezar ou recitar um mantra;
- Adotar a técnica de relaxamento progressivo;
- Dar mais risadas;
- Tomar um banho quente, sem exceder 38° C;
- Respirar profundamente;
- Alimentar-se com cereais integrais.
Se você faz tudo isso ao mesmo tempo, pontos à mais prá você!

7º Passo: Sentimentos que curam
Para saber como você encara a vida, responda esta simples colocação feita por Albert Einstein:
"A pergunta mais importante que todos nós temos de responder é se o Universo é um lugar amistoso ou não para nós"
Não precisa explicar, basta dizer, do fundo do coração "sim" ou "não".
Se você disse "sim" será alguém capaz de relaxar e se sentir otimista sobre suas expectativas e isso tem um efeito poderoso na sua saúde!
Pessoas hostis sofrem de doenças cardíacas bem mais do que pessoas pacíficas.

Dica Beleza Inteligente
O otimismo é a chave para nos sentirmos no controle e lidarmos bem com situações estressantes. Veja as 4 dicas do Dr. Redford Williams, da Escola de Medicina da Universidade Duke, para curar a hostilidade:
- Acupuntura, Acupressura, Massagem Terapêutica e Imposição de mãos são as formas de trabalho corporal mais eficientes para vitalizar seu otimismo.
- Cuidar de um animal de estimação;
- Assumir serviços comunitários;
- Perdoar.

8º Passo: A intimidade pode salvar sua vida
Os pesquisadores Janice Kiecolt e Ronald Glaser compararam as respostas imunológicas de grupos bem heterogêneos e chegaram à seguinte conclusão: Pessoas casadas apresentam o Sistema Imunológico mais forte do que as solteiras e separadas; os homens de meia idade não casados ou divorciados têm 2 vezes mais probabilidade de morrer em 10 anos do que os casados que vivem com as esposas.
Nada é melhor do que um relacionamento afetivo à dois onde existe bastante intimidade e contato pessoal. Um casal equilibrado, de parceiros fiéis e companheiros é a arma mais potente para alavancar o sentimento materializador das vitórias na vida.

Dica Beleza Inteligente
Escrever é fácil, mas encontrar um parceiro verdadeiro, amigo, fiel e honesto não é tarefa simples...Se você está só adote algumas das sugestões dadas pela biofísica Elinor Levy, que ensina Imunologia na Escola de Medicina da Universidade de Boston:
- Junte-se à um grupo que compartilhe de suas idéias e valores; pode ser um clube, academia, centro cultural, coral, escola de dança, oficina de artes, etc... Será muito mais fácil encontrar alguém que tem à ver com você nestes lugares, do que numa boite cheia de gente alcoolizada, procurando distração passageira de fim-de-noite!
- Lembre-se sempre: Sexo com parceiros ocasionais não tem nenhuma ligação com intimidade, nem com melhora de sua saúde.
- Torne-se militante de uma causa na qual acredite, pode ser em relação ao meio ambiente, questões de saúde, política, moda, femininas, etc.
- Abra-se para novas pessoas, a vida é cheia de gente interessante, com histórias ricas e verdadeiras...

9º Passo: Evite os danos
Ninguém quer ser um monge franciscano, mas álcool, tabaco e drogas acabam com suas reservas energéticas e imunológicas e, certamente, farão você envelhecer e perder sua beleza natural muito rapidamente. Outras substâncias potencialmente danosas à nossa imunidade são os antibióticos, anestésicos e herbicidas, como dioxina e benzopireno.

Dica Beleza Inteligente
- Evite totalmente o consumo destes vilões do seu corpo, mas...
Surpreendentemente está constatado que uma dose diária, e somente uma, de vinho tinto, aumento o HDL, o bom colesterol, assim como os chás verde e preto, pois contém bioflavonóides e anti-oxidantes que protegem o corpo das doenças cardíacas e câncer.
Vamos lá! Brinde-se diariamente com uma boa taça de vinho tinto ao jantar; você adormece feliz e ganha pontos na saúde e beleza inteligente!

10º Passo: Criar o equilíbrio
Equilíbrio é uma forma de ser que pode ser aplicada à todas as formas de sua vida, determinando até a qualidade dos seus relacionamentos.
As pessoas que ficam doentes e querem recuperar a saúde invariavelmente adotam o equilíbrio em todas as áreas de suas vida: alimentação natural aos exercícios físicos diários.
Segundo o Dr. Arthur Stone, da Faculdade de Medicina de New York, "usar o tempo para algum evento positivo, como degustar sua comida preferida, assistir um filme engraçado, caminhar com seu parceiro ou até mesmo pescar com seu amigo, pode fortalecer seu Sistema Imunológico por 2 dias"

Dica Beleza Inteligente
Equilibre agora o que e quem não serve para sua vida:
- Elimine relacionamentos doentios, que sugam sem nada doar em troca. Vale a máxima "Antes só do que mal acompanhado". Não vai aparecer ninguém interessante na sua vida se você estiver ocupado com aquele "carniça"...
- Tenha um sono adequado:
Deite-se sempre à mesma hora, depois de algum tempo de uma refeição leve.
Pingue algumas gotas de Óleo essencial de Lavanda no aromatizador.
Faça exercícios físicos regularmente
- Busque os prazeres simples da vida: cuide das plantas, ouça boa música, invista num perfume maravilhoso só para você, nem que seja para ir até o banco pagar as contas.
- Sinta-se feliz por estar vivo, pois como diz o Dalai Lama: "O único caminho é a felicidade", e como diz um grande amigo meu, Márcio Xavier Benjamim: "No fim tudo dá certo, e se não está tudo certo, não está no fim!"

Sonia Corazza
Fonte: Sucesso Feminino

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger