quarta-feira, 19 de setembro de 2007

ELIMINANDO MANCHAS COMUNS


Mofo: aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. Deixe a peça assentar ao sol por algumas horas. Lave de forma usual, mas separadamente.

Marcas de queimado: trate da mesma forma que o mofo, mas não é necessário secar ao sol.

Vinho: vinho branco é removido facilmente com lavagem normal. O vinho tinto pode ser tratado de duas formas: a) esfregue sal na mancha e enxágue na água fria; se a mancha persistir, esfregue sal para remover; ou b) sature a mancha com club soda até desaparecer.

Manteiga ou Margarina: misture uma colher de chá de detergente com água morna. Aplique na mancha e passe um pano. Pode ser necessário repetir algumas vezes. Ou misture uma parte de vinagre branco e duas partes de água. Sature a mancha e passe um pano até secar. Lave de forma usual.
Frutas vermelhas e frutas comuns: Se a mancha ainda estiver úmida, pulverize com sal e sabão líquido suave. Deixe assentar por duas horas e enxágüe bem. Se a mancha estiver seca, uma solução de bórax (uma parte para seis de água) pode remover a mancha. Deixe o local de molho até a mancha desaparecer.

Sangue: Trate as manchas de sangue imediatamente. Lave bem em água fria (nunca água quente, pois isso assentará a mancha permanentemente) e depois tente uma das seguintes operações: a) pulverize a mancha com amaciante de carne sem cheiro; ou b) passe um pano úmido embebido em água oxigenada, deixe borbulhar e depois lave com pano novo. Repita a operação, se necessário.
Para manchas de sangue secas: deixe embebido em água fria e duas xícaras de sal por uma noite. Lave da forma usual.

Cera de velas sobre forros de mesa: Retire delicadamente a cera, que pode ser removida facilmente com a unha. Se a cera estiver mole, endureça com um cubo de gelo. Coloque a peça entre duas folhas de papel pardo e passe com ferro morno; a cera restante será absorvida pelo papel. Se a cera for colorida, lave com alvejante.

Café e chá: Aplique uma solução de bórax (uma parte para seis de água) diretamente na mancha e em seguida lave em água morna e com sabão.

Graxa: Não deixe a graxa assentar! Pulverize a mancha de graxa nova com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por duas horas até o pó engros-sar. Raspe e repita o processo. Escove o pó e lave da forma usual.

Vidro (nas toalhas de mesa): Misture um terço de xícara de vinagre e dois terços de xícara de água. Aplique na mancha e passe um pano. Ou pré-enxágüe em peróxido de hidrogênio e lave da forma usual.

Batom: Raspe o mais que você puder com uma faca cega. Use pré-lavagem por pulverização e esfregue com toalha branca limpa. Lave da forma usual.

Marcas de queimado: Trate da mesma forma que o mofo, mas não é necessário secar ao sol.

Para assegurar a longevidade de suas roupas de cama, alterne seus lençóis com um jogo no armário, um jogo na cama e um jogo na lavagem. Isso garante que nenhum jogo terá mais desgaste que o outro.


...UMA PALAVRA DE PRECAUÇÃO

Alguns produtos para pele e cabelo que contém agentes oxidantes (por exemplo, loções usadas para acnes) podem provocar descoloração dos lençóis, particularmente tecidos azuis. Se você usar esses produtos de uso pessoal, cubra seu travesseiro com uma fronha ou toalha branca.

...ENCOLHIMENTO

Ocorrerá encolhimento em todas as peças de tecidos fabricados em fibras naturais, numa proporção que varia de 4% a 10% , dependendo das fibras usadas. O dimensionamento de bons lençóis leva em conta o encolhimento. Itens pré-encolhidos, como toalhas de mesa em jacquard ou toalhas com estrutura alveolar, normalmente encolhem 3% ou menos. Geralmente, grandes peças de tecido ou tecidos com alto número de fios por polegada não são pré-encolhidos.

...LAVAGEM DE ROUPAS DE CAMA

As peças devem ser separadas em cores claras ou escuras. Evite sobrecarregar a máquina para evitar quebra das fibras longas como as de algodão egípcio. As roupas de cama, quer sejam de algodão puro ou mistura de algodão/linho, devem ser lavadas em água morna, usando sabão neutro suave, com enxágue final frio. Se for necessário pré-enxágue, este deve ser feito em água fria.

Deixe que sua lavadora encha e comece a agitar antes de colocar sabão ou alvejante. A menos que suas peças estejam extremamente sujas, use metade da quantidade de detergente recomendada. Isso reduzirá os danos às fibras e limpará suas peças perfeitamente.

Retire imediatamente as roupas de cama lavadas da máquina. Isso ajuda a reduzir o enrugamento. O ato de sacudir as peças úmidas antes de secar (em baixo calor) também ajudará a reduzir enrugamentos e a acelerar o tempo de secagem.

...LAVAGEM DE ROUPAS DE BANHO

Toalhas felpudas: a lavagem de toalhas felpudas antes de usar inicia o processo de quebra, tornando-as mais macias e mais absorventes. Diversas lavagens são necessárias para que toalhas felpudas 100% algodão obtenham sua absorção máxima, fofura e maciez.

Toalhas em tecido alveolado: essas toalhas leves, trançadas em forma de waffle, tem tramas bem soltas para absorção, secam muito rapidamente e foram pré-encolhidas. Os itens de alvéolos brancos com bordas coloridas podem ser branqueados de forma segura para manter seu brilho.

Lave as toalhas em água morna e detergente suave. É particularmente importante, com relação às toalhas, não usar amaciantes de tecido, porque isso reduz a capacidade de absorção da toalha.

...LAVAGEM DE PEÇAS DE MESA

Nossas toalhas de mesa, tecidas em jacquard, dispensam cuidados: elas são pré-encolhidas, têm acabamento de fácil manutenção e podem ser branquea-das sem afetar o brilho da cor. Não é recomendado processo de limpeza a seco; a lavagem relaxa as fibras, o que realmente aumenta os padrões embaraçados do jacquard.

Os panos de prato são destinados ao uso intenso, ótimos para enxugar pratos e cristais, mas também para limpar derramamentos. Pode-se usar alvejantes para manter sua aparência elegante.

Peças de mesa em linho devem ser lavadas em água morna e detergente suave, com enxágüe final frio. Pode-se usar alvejantes, que dão polimento às peças de linho. Amaciantes de tecido não são recomendados, porque reduzem a absorvência e transmitem uma fragrância que pode ser desagradável.

Remova imediatamente os tecidos da máquina de lavar e agite para ajudar a minimizar o enrugamento antes de secar

...COMO SECAR

Secagem em varal é o ideal, deixando as peças quase sem enrugamentos e com cheiro de roupa nova, mas o uso de sua secadora com os ajustes apropriados produzirá resultados satisfatórios, deixando as peças macias e relativamente livres de enrugamentos.

Não seque excessivamente suas peças usando ajus-te muito quente da secadora. Regule sua secadora na pressão permanente, que tem um ciclo cool-down (esfriar) no final o que ajuda a reduzir enrugamentos. A maioria das secadoras tem ciclo de ar que simplesmente agita ou revira seu conteúdo sem nenhum aquecimento. Este também é um bom método de secar.

Retire suas peças imediatamente, para reduzir o enrugamento. Suavize-as posteriormente, pressionando com os dedos detalhes como flanges nos travesseiros, bordas nos lençóis lisos, bordas nas toalhas de mesa ou guardanapos. Em seguida, dobre cuidadosamente.

...COMO PASSAR A FERRO

A lavagem e secagem adequadas de suas peças elimi-narão muitas rugas. Mas as peças finas de tecidos feitos de fibras naturais normalmente enrugam, particularmente quando novas. À medida que ficarem mais usadas, tornam-se mais macias e encolhem menos.
O uso de um bom ferro a vapor facilitará o passar. Evite usar produtos à base de goma, que têm a ten-dência de aderir à superfície do ferro e podem também atrair traças para as peças guardadas. Se você quiser passar a ferro suas peças, recomendamos os seguintes procedimentos:

Roupas de cama
Passe a ferro suas roupas de cama enquanto ainda estiverem úmidas. Se a peça for bordada, passe a fer-ro pelo lado do avesso para evitar danos ao bordado.
Veja a etiqueta costurada na peça com os símbolos universais para ajuste apropriado de seu ferro (veja diagrama de símbolos no final desta seção).

Peças de mesa
As toalhas de mesa em tecidos de algodão devem ser passadas enquanto úmidas. Curiosamente, o ato de passar a ferro peças de mesa em tecidos trançados em jacquard realçará o padrão, aumentando a aparência tridimensional própria da técnica de trançagem em jacquard.

...COMO GUARDAR AS PEÇAS

Se você pretende guardar suas peças, passe-as a ferro antes.

Guarde as peças horizontalmente. Se as prateleiras forem de madeira, forre-as com papel macio, tipo lenço de papel; algumas madeiras, como o cedro, contêm óleos que podem danificar as peças.

Não deixe as toalhas sobre mesas que possam ficar expostas à luz solar direta por muito tempo.

...CUIDADOS COM OS PRODUTOS DE PLUMAS

Use sempre uma capa para proteger e manter limpo seu edredon de plumas.

Use protetor para travesseiros de plumas e lave esse protetor regularmente.

Protetor para os colchões de plumas é fortemente recomendado.

Todos os produtos de plumas devem ser afofados diariamente para manter o volume e a maciez das plumas.

Quando sujos ou manchados em determinado local, os edredons e travesseiros de plumas podem ser limpos no local da mancha com pano úmido e sabão neutro.

Se colchões ou edredons de plumas sujarem com o uso, lave-os somente a seco.

A lavagem rejuvenesce a qualidade da plumagem, tornando-a mais macia e com cheiro de novo.

Edredons e travesseiros de plumas gostam de secagem ao sol. Espalhe-os sobre um lençol no gramado ou piso e agite-os com vigor de vez em quando durante a secagem. Ou você pode colocar em uma secadora em temperatura média, retirando a cada hora para sacudir as plumas. Colocar algumas bolas de tênis na secadora facilitará a secagem. Certifique-se de que seus edredons e travesseiros de plumas estão totalmente secos antes de colocálos de volta na cama ou armário. Sempre guarde em sacos de algodão, nunca em plástico.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger